pbonfanti
(usa Debian)
Enviado em 16/06/2018 - 15:19h
Algumas vezes vc pode quebrar algo mas dá pra evitar transtornos necessários, com alguns detalhes:
- Não loge como root no desktop, até se familiarizar bastante com o sistema use o usuário comum no dia a dia e use o sudo quando necessário.
- O linux tem uma hierarquia de diretórios (FHS) predefinida que as distribuições costumam seguir aproximadamente onde cada coisa tem o seu lugar certo, esse artigo ficou muito bem feito sobre o assunto:
https://www.vivaolinux.com.br/dica/Entendendo-o-FHS
Eu vou complementer com algumas sugestões:
/etc - Você só vai mexer aqui quando precisar mudar alguma configuração que afeta o sistema inteiro, e quando souber exatamente o que quer alterar e como, é mais comum mexer quando vc instalou um serviço novo no linux ou quer mudar um comportamento global do sistema.
/etc/skel - Você não vai mexer nisso tão cedo, ou talvez nunca , se você é o único usuário da máquina.
/etc/X11 - Se tiver problemas de interface gráfica, coisas relativas a placa de video mouse e teclado, talvez tenha que mexer nisso.
/opt - Aplicativos extra, não oficialmente distribuidos, vc vai usar raramente, coisas essenciais ao sistema quase nunca estarão aqui.
/srv - Talvez vc use isso no caso de montar algum tipo de servidor, caso contrário, nem vai lembrar que existe.
/bin , /sbin , /usr/bin > Executáveis do sistema, aqui ficam quase todos os comandos do linux , vc vai usar esses comandos, mas praticamente nunca apagar alguns deles, quando vc desinstalar programas o proprio gerenciador de pacotes faz isso pŕa você.
/lib - Bibliotecas do linux, equivalentes as DLL do windows, são usadas por vários programas e você só vai mexer ali se tiver uma problema bem específico de imcompatibilidade, o que é bem raro de acontecer se você usar somente os pacotes oficiais do sistema.
/usr - a região abaixo desse diretorio é populada por varios arquivos usados pro programas não-críticos, normalmente, vc não tem muito motivo ṕra fuçar lá, no início, mas apagar coisas ali aleatoriamente garante alguma dor de cabeça,.
/usr/src - Você vai querer mexer no fonte do kernel, quando estiver procurando sarna pra se coçar ou com um problema de driver especialmente chato...
/boot - Isso é usado para o boot, pense 3 vezes antes de mexer aqui,
/tmp - Totalmente inocua, é um bom lugar pra criar pastas e arquivos que vc vai mandar pro beleleu em pouquissimo tempo. Dependendo do seus sistema você pode ter que esvazia-la de vez em quando.
/dev - dispositivos, os programas vão operar esses arquivos, raramente você vai gravar ou ler nos arquivo que estão aqui dentro, mas é necessário entender o que signica grande parte deles.
/home - Tudo que é pessoal você grava na sua pasta home, simples. O ponto extra é que configurações personalizadas de programas e ambiente, que você usa tambem ficam nessa pasta, você pode altare-las sem afetar o resto do sistema, na pior das hipoteses só afeta a sua conta de usuario.
/proc - normalmente você só vai ler informações desse diretório, ele contem muitas informações sobre seu sistema, em tempo real. alteração nem pra usuário root.
/var/log - Quando as coisas dão errado você vai procurar pistas nesses logs
/var/spool - As vezes vc pode ter um driver de impressora mal comportado e precisar esvaziar o spool da impressora, fora isso dificilmente vc vai lembrar dessa parte.
/var/mail - Quase nunca usado fora de uma rede com servidor de email corporativo.
- Aplicativos, 99,99% dos pacotes oficiais da sua distribuição vão ser considerados seguros e a principio estaveis, software opensource instalado "na unha" pode se comportar de forma menos previsivel apesar de não malicioso, drivers e software proprietario em geral são um tipo de roleta russa. Tirando drivers proprietários e software provido diretamente pela comunidade opensource, como os da
www.sf.net, vc quase nunca vai ter motivo pra instalar algo fora do que é fornecido pelos servidores oficiais da sua distro.
- Frequente comunidades sérias, como o VOL , GuiadoHardware, as do ubuntu, debian, gentoo, etc, onde o pessoal não costuma dar dicas furadas ou maliciosas, fuja de gente que se auto-intitule "Hack3rz" , normalmente o exibicionismo exagerado vem mais do ego que do conhecimento.
- Tenha um live cd da distro que você instalou sempre por perto, vc não sabe quando vai precisar, mas um dia você vai.
- Não salte etapas , entenda o basico antes de tentar o avançado, o VOL tem muitos artigos que cobrem o que vcê precisa saber , e se não tiver sempre você pode perguntar no forum.
Acho que é só isso.