meinhardt_jgbr
(usa Debian)
Enviado em 22/04/2010 - 10:59h
Não sei até que ponto a tua idéia seria factível porque acredito que o windows não conseguiria ler nenhum dos formatos linux (ext2, ext3, ext4, reiserfs, etc). Para isto seria conveniente usar esta partição de dados formatada em FAT32. Usar NTFS seria o ideal em termos de segurança para o windows.
Acredito também que você não consiga instalar a sua partição /home naquela partição de dados formatada em algum dos sistemas windows seja isto Fat16, FAT32 ou NTFS. Sendo assim, seus dados e configurações geradas no linux não poderiam ser salvos de forma automática nesta partição de dados genérica.
Por razões profissionais, ainda sou obrigado também a manter um XP instalado embora use linux quase 100% do tempo. Muito eventualmente preciso usar o Excell para algumas planilhas e apresentações tecnico-comerciais que recebo geradas em Excell e PowerPoint respectivamente, onde o OpenOffice ainda não funciona 100%. Em alguns casos de desenhos técnicos em formato do AutoCad, preciso acessar pelo windows.
Resolvi o problema da seguinte maneira, o windows está instalado com o seu "raiz" em NTFS numa partiçãozinha de 15GB. Depois tenho um swap linux de 1GB já que tenho 2GB de RAM.
Tenho uma partição para dados em geral em FAT32 onde salvo as informações independente do S.O. onde foram geradas (Linux ou Win).
Além disto, mantenho duas distros Linux instaladas porém compartilhando a mesma partição /home onde apenas tomo o cuidado de criar nome de usuário diferente para cada uma delas de acordo com a distro.
Tenho utilizado o seguinte sistema de nomes para os usuários na /home linux; /home/fulano_de_tal-nome_da_distro evitando com isto a mistura de configurações entre distros diferentes misturadas em uma mesma partição.
Desta forma cada distro salva suas informações na mesma partição /home comum, apenas em pasta de usuário diferente e separada. De vez em quando faço uma limpeza, transferindo os dados de maior volume para aquela partição geral de dados em FAT32 do windows com 60GB. A partição /home para as duas distros linux é ext3 com 20Gb.
Ainda não juntei tudo em termos de dados como você deseja fazer por não haver encontrado um sistema de arquivos que possa ser acessado de forma confiável tanto pelo windows como pelas distros linux, por esta razão entendo perfeitamente as suas intenções.