ricardogroetaers
(usa Linux Mint)
Enviado em 07/05/2019 - 07:45h
jhon89 escreveu: ..... sou iniciante no Linux, e atualmente uso a distribuição Mint 19.1.
Logo, não complique a coisa.
jhon89 escreveu:
Li em alguns lugares que eu preciso adicionar o programa a pasta PATH, mas eu devo copiar toda a pasta do programa ou apenas o arquivo que inicia-o?
O termo "PATH", nesse sentido, não se refere a uma pasta e sim a uma "variável de ambiente" que indica ao sistema operacional (mais especificamente ao prompt de comandos, o bash por exemplo) onde procurar o executável do programa que se deseja executar, caso o usuário não forneça (digite) o caminho completo até ele.
Para ver o PATH padrão do Mint, voce pode:
- digitar numa janela de terminal (prompt de comandos):
echo $PATH
ou
cat /etc/environment
ou
simplesmente visualizar o conteúdo do arquivo "/etc/environment" com um editor de texto.
Se voce não tem certeza do está fazendo, não modifique o path do sistema nem edite o arquivo "/etc/environment"
jhon89 escreveu: Gostaria de saber como posso abrir programas do terminal sem ter que abrir a pasta onde está o arquivo.
Voce pode criar, numa pasta constante do path do Mint ("/usr/bin" por exemplo), um link simbólico para o executável do programa.
jhon89 escreveu: E como posso fazer isso nessa distribuição?
Simples.
- Abra a pasta de origem (que contem o executável do programa) pelo Gerenciador de Arquivos
- Abra a pasta de destino ("/usr/bin" por exemplo),
como root, em outra janela do Gerenciador de Arquivos
- Arraste, com o botão direito do mouse pressionado, o executável do programa da pasta de origem para a pasta de destino
- No menu de contexto, que vai se abrir, click na opção "criar link aqui"
- Pronto. Agora é só digitar numa janela de terminal (prompt de comandos) o nome do link (com os parâmetros pertinentes, se for o caso) para executar o programa.
obs:
- O link criado terá o mesmo nome do executável do programa. Cuide para que não haja na pasta de destino (nem em outra pasta pertencente ao path do Mint) outro arquivo de mesmo nome do link simbólico criado. Se for o caso, renomeie o link simbólico criado. Ex.:
Eu descompactei, para uma nova pasta, uma compilação estática do programa ffmpeg atualizado. Como já existia um link simbólico chamado ffmpeg (numa pasta do path do Mint) que apontava para a versão antiga do ffmpeg (que não foi removida), dei ao novo link o nome de ffmpeg4.
- O procedimento funciona no Mint Xfce e no Gerenciador de Arquivos Thunar. Não testei em outro Ambiente de Trabalho (cinnamon, mate) nem em outro Gerenciador de Arquivos.
Boa sorte.