meinhardt_jgbr
(usa Debian)
Enviado em 24/11/2009 - 23:46h
Você deve abrir as configurações do sistema, novamente o item periféricos onde deve estar o seu teclado.
Basta escolher o tipo de teclado correto. Se for teclado com ç, usar alguma das opções e testar. Em geral nas distros mais atualizadas, existe a alternativa de escolher o teclado ABNT2 ou ABNT. Com isto seu teclado passará a funcionar com o ç disponível. Caso não tenha ç, deve ser um teclado padrão Norte Americano (USA), com 102, 104 teclas ou alguma das outras opções.
O ideal será fazer testes com algumas alternativas de teclado para ver qual deles permite o uso de todas ou pelo manos do maior número de teclas possíveis. No caso de Notebooks (NoBo's), vale a pena testar com alguns lay-outs de teclados com número diferente de teclas considerando que um teclado padrão é quase sempre diferente de um teclado de NoBo.
Para fazer o teste, depois de clicar sobre "Aplicar" para a opção de teclado escolhido, abra algum editor de texto e faça o teste com a teclas do seu teclado, digitando principalmente aquelas teclas pouco diferentes de um teclado normal de desktop. Testando algumas alternativas, você vai chegar ao teclado mais próximo daquele que vem no seu NoBo.