liota
(usa Mandriva)
Enviado em 02/05/2012 - 16:58h
No caso de trabalhar com CAD, fazer o AutoCAD funcionar no Linux é realmente uma tarefa ardua, e nunca fica perfeito, mas existem alguns softwares similares ao AutoCAD, por exemplo QCAD, CollabCAD, BricsCAD e deve existir mais alguns. Não sei lhe dizer qual o melhor e provavelmente nenhum deles deve chegar ao nível do AutoCAD, mas dependo de como irá utilizar, acho que podem ser alternativas, para não precisar usar o Windows. Não trabalho com CAD, mas já vi em muitos fóruns comentarem sobre estes softwares, então está ai a dica em relação a CAD.
No caso de jogos, infelizmente os desenvolvedores de jogos ainda não se preocupam tanto com o Linux, mas existem alguns bacanas, e até mesmo jogos pagos para Linux, mas isso depente muito de que tipo de jogo você joga. Há também a possibilidade de instalar jogos para Windows no Linux através do Wine, Cedega, PlayOnLinux, etc, mas nem todos os jogos funcionam e alguns até instalam, mas apresentam alguns problemas durante o jogo, mas também tem jogos que funcionam melhores do que no próprio Windows.
Já na questão de ser uma distro com um visual bacana, lhe aconselho o Mandriva, apesar da empresa estar passando por algumas dificuldades financeiras, mas pelas últimas noticias que tenho tudo já esta resolvido, como usuário do Mandriva lhe indico esta, é uma ótima distribuição, e a versão 2011(última) ficou com um visual muito bonito, acredito que a próxima versão ficará muito mais.
Sinceramente, a não ser que nem um dos softwares de CAD te satisfaça ou que não ache nenhum jogo do seu gosto pra Linux e/ou não consiga algum jogo do Windows no Linux, não vejo porque ficar com dois sistemas na sua máquina ocupando espaço em disco, isso indepentende se escolher o Mandriva ou qualquer outra distribuição, e também não vejo necessidade de ter uma distribuição baseada em Debian e outra em Red Hat juntas, por mais que não tenha um pacote compilado para uma distribuição, geralmente sempre tem os sources, daí é só compilar, dificilmente vai ter algum software que não tenha pra um dos dois tipos, eu por exemplo em 7 anos de uso de Linux nunca me deparei com esse caso.