deanderson
(usa Outra)
Enviado em 12/08/2013 - 19:59h
Olha, a possibilidade de ser contaminado com maldware em Linux desktop é pequena, inclusive ele é mais visado quando está em servidores, mesmo assim ele apresenta muita robustez.
O que ajuda o Linux:
Permissões, senhas...
Compilação dinâmica, isso permite fazer atualização de segurança e/ou versão de todos os pacotes de uma vez.
Atualizações de segurança rápidas.
Quantidade incontável de colaboradores.
Você perguntou se existe antivírus para Linux, sim exite! Chama-se ClamAV, é um poderoso antivirus open source com atualizações diárias, muito usado em servidores. Muitas deistribuições tem interface gráfica para ele, mas mesmo sem interface gráfica é bem fácil de usar, ele se encontra nos repositórios de todas as distribuições, se estiver usando debian ou baseados instale: "apt-get install clamav", veja se nos repositórios tem ele com interface gráfica é o "clamqt"... sem interface gráfica ele funciona assim:
Veja o meu blogger:
http://linuxgeral.blogspot.com.br/2013/07/usando-o-clamav.html
O frustrante é que nunca se encontra nada. E olha que essas notícias de maldware para Linux eu vejo desde 2004/2005, mas até hoje eu nunca vi um.
VOCÊS CONHECEM ISSE SITE:
http://toolbar.netcraft.com/site_report?url=www.facebook.com
É bem legal, ele mostra todas as informaçẽos de um site, inclusive os sistemas operacionais que ele/servidor está usando, os dois maiores sites do mundo, google e facebook são 100% Linux.