eniocsj
(usa Arch Linux)
Enviado em 30/12/2014 - 00:11h
eniocsj escreveu:
Olá!
Vejo que esses problemas de erro de leitura de seu HD são recorrentes desde que "chutou" sua CPU de um lado para outro da casa (rsss).Pois bem: não tenho a resposta para seus problemas, mas posso lhe mostrar como retirar algumas pedras que, assim como eu, encontrará pelo caminho.
Nada melhor que um "sudo halt" para desligar o PC. Provavelmente ele ficará alguns segundos descendo um monte de letrinhas indecifráveis, embora não acho falta da mensagem bonitinha de um certo sistema que muitas vezes demora horas, principalm
Olha o Tio Bill nos censurando ;-)
Temos vários terminais nos esperando, basta teclar "CTL+ALT+F*"(troque o * por...). A maioria dos Linux's nos dá 6 terminais aguardando ansiosos para que nós os usemos. Desta forma, mesmo se o ambiente gráfico esteja travado, podemos dar o comando ""top, ou até "ps aux" para descobrirmos quais programas devemos dar um "sudo kill -15 $PID" (na dúvida, "man kill".
Sempre tenho ao menos duas partições no meu HD. Uma para o sistema (que atende pelo vulgo "/") e outra para meus arquivos e configurações (vide "/home"). Assim, se eu fizer alguma besteira, meus arquivos e configurações estão à salvo. No entanto, para prevenir uma besteira maior feita por mim algumas vezes, tenho um HD externo (pode usar um pendrive, SD Card...) que uso com o rsync.
Distros "baseadas em ..." são ótimas para o aprendizado, mas olha o que encontrei na Wikipedia sobre o Arch:
"Segundo Aaron Griffin, ao depender de ferramentas para esconder a complexidade do sistema, o resultado será um sistema mais complexo ainda. O uso de camadas para esconder o sistema interno nunca foram uma boa ideia. Ao invés disso, os componentes internos devem ser organizados de um jeito que não precisem ser escondidos."
Depois que já estiver familiarizada com o Linux, busque a "pureza".