ThePinkShark
(usa Slackware)
Enviado em 09/06/2018 - 22:36h
TOME CUIDADO COM OS METAPACOTES!!!
O apt-get é uma ótima ferramenta de instalação e remoção de pacotes que teve sua origem no Deian e é usado em várias distribuições... Nada errado em usa-lo e de fato é bom usar o autoremove para remover pacotes que eram dependencias do primeiro, porém, isso pode causar um efeito dominó caso não leia com cuidado o que está fazendo.
apt-get install => irá instalar os pacotes que você suprir;
apt-get remove => irá remover os pacotes supridos;
apt-get purge => irá remover os apcotes e também seus respectivos arquivos de configuração;
apt-get autoremove => após ter usado remove ou purge você fica com dependencias "soltas" no sistema e o apt irá remove-las.
apt-get moo => faz você gostar mais do Linux.
Bom, o que é o problema dos metapacotes? É assim... eu instalo um pacote chamado Y só que o Y depende de J, ai o J é instalado quando eu instalo o Y, e é marcado como sendo dependencia do Y. Ou seja se eu apagar o Y ele vai me dizer, olha cara o J só servia para o Y então agora ele é inútil. E ai ele sugere que você remove ambos Y e J, esse é o caminho correto. Poŕem... um metapacote é um pacote que embute varios pacotes e consequentemente varias dependencias, ai quando você tenta remover uma dessas dependencias você acaba fazendo o sistema achar que TODO o resto é inutil já que os outros pacotes são dependentes daquele que você removeu e isso é um saco pra consertar. De uma pesquisada sobre metapackages na web é interessante saber sobre.
Tirando isso, usar o apt-get não é um problema, tanto para instalar como para remover.