niquelnausea
(usa Arch Linux)
Enviado em 29/12/2019 - 14:40h
cesarzz escreveu:
Entendi, mas se eu retirar esse HD disco 2 (dados NTFS)...os discos serão visualizados no BIOS de forma diferente.. E passarão a ser sda e sdb.
Mesmo o grub instalado no disco 3, ele consegue ler que houve essa alteração?
Não faz nenhuma referência como antigamente... sda... sdb... sdc, por exemplo?
É tudo pelo UUID?
Não sei se entendeu como eu estou dizendo, pois com 3 hds seria sda, sdb e sdc... Com 2 hds, sda e sdb.
o uuid não muda, mesmo que a ordem dos discos seja alterada. por exemplo, alterando cabos ou na bios sdb passa a ser sdc (e consequentemente as partições também é alterada), mas o uuid continua de cada partição continua a mesma.
o boot em sistemas legacy e uefi são diferentes, no caso do legacy a inicialização obrigatoriamente necessita que o disco seja setado como o primeiro. no caso de troca da ordem de cabos, a inicialização precisa ser regravada no disco de boot ou a bios alterada.
no caso do uefi, é um pouco diferente, considerando o secure boot, vai existir um diretório (que pode ser compartilhado) em que ficam arquivos para inicialização dos sistemas. em caso de alteração da ordem dos discos, basta configurar na bios quais desses arquivos devem ser usados usados como principal ou mesmo a sequencia deles.
no caso de montagem automática, o fstab é o responsável, e caso use o uuid, como o mesmo não muda, o boot (e o systemd no caso de distros que usam esse init) pode resolver essas alterações sem maiores problemas.
em ambos os casos, o endereço da partição uuid não sofre alterações, mas pode ser necessário reconfigurar as entradas do grub, já que o problema deixa de ser a ordem dos discos, mas o disco que será usado como boot.