removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 13/12/2018 - 20:30h
cercena escreveu:
Segue o contexto do problema:
Instalei um SDD no meu computador e resolvi colocar um dual-boot padrão com o Ubuntu e Windows 10. Primeiro instalei o Windows 10 a partir do meu HD primário (que já tinha um Windows) com um programa chamado "WinToHDD", pois eu não tenho pen-drive nem DVD grande o suficiente para guardar o conteúdo da .ISO. Há um porém: durante o processo, o programa me deu opções para quais partições eu queria alocar os ditos "memória do sistema" e "memória do boot". Sem perceber eu escolhi a mesma partição tanto para o sistema e o boot, e depois que a instalação se completou parece que o programa realmente não dividiu aquela clássica partição de uns 500MB reservada para o sistema, está tudo unificada em uma partição só. Em questões de funcionamento do sistema operacional isso não está afetando em nada.
O problema vem quando eu tento instalar o Ubuntu: depois de ter divido parte da memória do SSD para o Ubuntu, eu armazeno a .ISO do sistema operacional em um pen-drive (sim, o meu pen-drive tem espaço para a ISO do Ubuntu, mas não a do WIndows), dou o boot do PC por ele e começo o processo de instalação. Quando chega na parte de escolher os dispositivos para instalar, o instalador não identifica que já possui um Windows instalado para instalar junto a ele, logo tenho que fazer manualmente. Na tela de discos, novamente o instalador não identifica uma partição própria do sistema do Windows, apenas uma partição unificada e a partição que eu reservei. Nessa tela eu crio a partição da root e a partição swap formatadas para ext4.
Ao final da instalação, me aparece uma mensagem de erro na instalação do GRUB: "The 'grub-efi-amd64-signed' package failed to install into /target/. Without the GRUB boot loader, the installed system will not boot". Estranhando isso, eu tento instalar de novo fazendo os mesmos procedimentos e sem explicação nenhuma o erro desaparece e o Ubuntu é instalado com sucesso. Aparentemente estava tudo funcional. Mas daí quando eu dou o boot no PC, a tela de opções do GRUB não aparece e já entra no Ubuntu automático, me impossibilitando de entrar no Windows 10. A única maneira de eu conseguir entrar é indo direto na BIOS e selecionar para ligar no SSD, e não na UEFI do Ubuntu...
Por acaso esse problema realmente tem haver com eu ter feito a instalação unificada do Windows 10? Se sim, teria como resolver isso (como por exemplo, conseguir separar essa parte do sistema que está unificada com a unidade C:) sem precisar de ter que reinstalar o Windows dividindo as partições corretamente? Se não, o que mais pode ser? Grato pela ajuda desde já.
Não há problema, atualmente, a instalação não ter criado a partição de boot separada.
Bom, acho que seu problema se assemelha a outro tópico em que o Ubuntu ou Linux Mint não reconhecia o W-10.
Pode ser que o W-10 criou partições no formato GPT durante sua instalação. E se o Ubuntu instalou no formato
msdos (ou MBR), não vai mesmo reconhecer o bootloafer do janelas. O GRUB não vai reconhecer.
Poste TODA a saída dos comandos abaixo:
sudo update-grub
sudo parted -l