removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 03/06/2015 - 18:39h
Panku escreveu:
Jbaf, volto no VOL só segunda, mas pode ficar tranquilo que irei falar sobre o Mageia 5 aqui.
lcavalheiro, sim, até tinha visto seu perfil aqui no VOL por causa de outro tópico. E sobre minha pergunta, posso dar como respondida pelo achismo que fiz sobre o Slackware?
erisrjr, obrigado pelos links, só conhecia dois (conhecimento adquiro nessa semana pesquisando sobre Linux), irei ver o restante (só os em português). Dos já instalados na Virtual Box acabei deixando de testar o Ubuntu e passei a testar mais o Mint, apesar que aqui e também em outros sites citarem que o Mint nada mais é que o Ubuntu com outro visual. E nesse seu último comentário, você praticamente afirmou isso, o que me diz sobre isso?
Em ultima analise pode-se dizer isto, porem o Mint cresceu muito além das outras "remasters" do Ubuntu. Eles tentaram dar uma identidade visual ao sistema com o cinnamon (Um ambiente desktop ) e criaram algumas soluções próprias, como o menu e aplicativo de atualização.
Quando eles iniciaram eu considerava um projeto que empenhava esforço desnecessário, pois poderiam ter integrado estas ferramentas em forma de pacotes para o Ubuntu, melhorando este ambiente e me pareceu mais um projeto para alimentar o "ego" do seu criador. Porem hoje eles tem um volume muito grande de usuários e inclusive um "spin", um ramo que é construído sobre o Debian, alem do principal sobre o Ubuntu.
Eu não sei se existe alguma integração entre eles(Desenvolvedores)e o pessoal do Ubuntu/Debian, visando que algumas melhorias "subam" para as distribuições de origem, então sob alguns aspectos olho com certa desconfiança os objetivos projeto.
Mas não tenho objeção alguma quanto ao uso "puro e simples" dele. Como disse, existe uma comunidade relativamente grande de usuários entorno do mint e este já possui inclusive boa documentação própria e por ter muitos usuários, é também fácil encontrar suporte e informações sobre ele.
Resumindo o Mint alcançou um patamar de qualidade e relevância maior que qualquer outro sistema baseado no Ubuntu.
Acredito inclusive, que se eles quisessem criar uma distribuição "de verdade", mantendo pacotes e uma base própria, conseguiriam.
Entre os dois
eu ainda prefiro o Ubuntu "original", pois a canonical tem feito um grande esforço ao longo do tempo para criar um ambiente desktop que seja fácil para os usuários finais e as inovações do Ubuntu, em geral aparecem primeiro no próprio Ubuntu.
Porem se quer apenas usar um desktop Linux e o Ubuntu ou algum spin "oficial"¹* dele não lhe atender. Se for para usar algo com base no próprio Ubuntu, eu usaria o Mint. Que possui as vantagens que citei acima e alguns atrativos próprios que podem ser relevantes, então se gostou dele, não vejo um motivo forte para você não usá-lo.
(¹) Xubuntu, Kubuntu, Ubuntu Studio, Ubuntu Mate, Ubuntu Gnome, Lubuntu, Edubuntu...(E mesmo assim ha quem considere o Ubuntu um projeto "fechado", sem opções para a comunidade participar...).
--------------------------------------------
...- .- .. -.-. --- .-. .. -. - .... .. .- -. ...