nicolo
(usa Ubuntu)
Enviado em 20/07/2010 - 12:19h
Ao começar no Linux as pessoas deparam com o conhecimento de hardware e acham que isso é Linux, não é.
O computador inicia pela BIOS (hardware), lá você define o seu disco de boot, com linux ou sem linux.
A máquina procura a trilha zero do disco de boot (MBR-Master boot record), seja ele qual for e daí ela -máquina - é redirecionada para a tabela de boot, onde pode haver nehum boot, um endereçao de boot ou muitos endereços de boot.
O windows com um único disco tem MBR que direciona para a tabela de boot, o arquivo oculto em \boot.ini. O problema é que o windows não conta isso para ninguém.
O linux conta tudo, por isso parace mais difícil. Não é.
O \boot.ini pode ser editado e você pode colocar o Linux lá (Tente fazer isso e você vai descobrir que o windows é muuuuiiiitooo complicado.) Tenta achar uma explicação para windows de como fazer isso. É difícil encontrar.
Depois vem as tais partições. O Disco atura quatro partição primárias, ou 3 primárias e uma extendida. Isso é assim desde o DOS. Dentro da partição extendida você pode criar um monte de partições lógicas. A partição de boot deve ser uma primária, quer dizer o / tem que ser primária. O MBR não endereça para partição lógica. (Isso é igual no windows, pois não tem nada a ver com sistema operacional, eu acho).
Isso tudo é igual para qualquer sistema. O que é diferente é instalar apenas um sistema numa máquina ou instalar dois ou treês sistemas operacionais numa máquina.
Para quem não sabe nada de Linux seria melhor começar com o wubi
Isso é um programa que cria um aquivo conteiner e póe um ubuntu dentro do aquivo conteiner e depois faz um boot duplo. Ele faz tudo em automático é muito fácil.
Não é a melhor solução do mundo mas quebra um galho.
Para instalar Linux e windows é bem mais difícl.
Para instalar o Linux sozinho é mais fácil que instalar windows sozinho.