Instalar sem Partição SWAP [RESOLVIDO]

1. Instalar sem Partição SWAP [RESOLVIDO]

Juliano Ramos Vilas Boas
jramosvb

(usa Kurumin)

Enviado em 23/02/2009 - 12:16h

Instalei o Kurumin em meu PC para experimentar. Curiosamente, na hora de particionar o HD, deixei a instalação sem a partição SWAP. Normalmente, não seria obrigatório a existência desta partição? Fiquei com dúvida a respeito do significado de cada partição que o Linux usa... Apesar disto, ele funcionou normalmente...


  


2. MELHOR RESPOSTA

Weverton Oliveira Dias
Weverton

(usa OpenSuSE)

Enviado em 23/02/2009 - 16:43h

--> Essa dúvida é normal e comum entre os usuários iniciantes no linux, vou tentar esclarecer um pouco o que é a partição SWAP. A partição swap na verdade é uma técnica criada para otimizar o desempenho do micro. Ela consiste em separar uma parte do HD para ser usado como "memória", a idéia é pegar os aplicativos que estão ociosos ou seja sem estarem sendo utilizado, da memória RAM e transferi-lós para uma parte do HD (partição SWAP), com isso libera espaço na memória principal (RAM) para aplicativos novos serem carregados.
Essa técnica não é essencial para o funcionamento do sistema, portanto não precisa ser criada. Mas para pessoas que tem pouca memória na máquina ela é importantissima. Se você 1GB de memória ou menos recomenda-se fazer a partição swap com o dobro do tamanho da memória RAM, caso tenha 2GB ou mais não precisa ser criada.
Espero que tenha sido esclarecido e ajudado a entender a questão da partição SWAP.

3. Re: Instalar sem Partição SWAP [RESOLVIDO]

Jose Victor
victor_linux

(usa KUbuntu)

Enviado em 23/02/2009 - 12:54h

isso mesmo nao e obrigatorio mais ela e util na falta de momoria Ram leia um pouco sobre ela aqui http://www.gdhpress.com.br/ferramentas/leia/index.php?p=cap2-36 mais para saber mais da uma pesquisada que voce encontra muita coisa


4. Re: Instalar sem Partição SWAP [RESOLVIDO]

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 23/02/2009 - 14:47h

Na verdade, para quem tem 1 GB ou mais de RAM, a swap só vai fazer falta na hora de "hibernar" o computador, quando ela faz o mesmo papel do arquivo do "concorrente" chamado hiberfil.sys (recebe a gravação do "estado" do computador no momento da hibernação, permitindo a retomada ao "acordar").






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts