saitam
(usa Slackware)
Enviado em 24/11/2015 - 19:06h
gilbertsilveira escreveu:
Estou decidido a aprender Linux e quero atuar na instalação, configuração e manutenção tanto para usuário quanto para servidor sendo que desejo priorizar meu aprendizado para servidores.
Pesquisando cheguei ao Debian, Suse ou Open Suse, CentOS e Red Hat Enterprise Linux.
Sei que vou precisar conhecer a fundo os comandos do sistema mas, qual a principal diferença entre essas distribuições? Se eu dominar o Debian por exemplo vou conseguir interagir com qualquer outra distribuição?
Também não entendi muito bem as versões “Enterprise” como Red Hat e Suse. Tenho que pagar por uma licença como ocorre no Windows ou quer dizer que somente as empresas “Enterprise” podem prestar suporte?
Por fim, de acordo com as tendências de mercado, qual a distro mais recomendada para dedicar meus conhecimentos?
Ah! Pretendo um dia fazer as provas de certificação Linux. Que tal?
Quanto sua dúvida referente a "Enterprise" nas distros RedHat e SuSe, significa que são distros corporativas, assim as empresas que querem ter o RedHat ou SuSe nos servidores, devem fazer um contrato de uma licença que dá o direito do suporte e tem um custo mensal/anual, dependendo como é feito o contrato.
Porém existem distros que são réplicas do RedHat e SuSe, que são CentOS e OpenSuSe respectivamente, essas são gratuitas e o suporte é o sysadmin que a empresa contratar.
O CentOS é o RedHat sem o logan e suporte da RedHat.
O mesmo equivale ao OpenSuSe para SuSe.
O Debian é excelente distro, estável, flexível, confiável.
O Slackware segue o que foi dito no Debian, mas vai além, segue a filosofia simples e funcional, não espere pelo sistema, é você que deve fazer as coisas funcionarem nas configurações no terminal com diversos comandos, porém pode automatizar com Shell Scripts.
Se quer realmente aprender Linux na raça e coragem, vai de Slackware, uma vez aprendendo usar Slackware, não apanha para nenhuma distro, pois nas outras distros vai procurar fazer as configurações direto no terminal que é bem mais rápido do que pela interface gráfica.
Comece instalando a distro numa máquina virtual e usando, até se sentir confortável de instalar a distro no HD.
DEPOIS
Não use dualboot. Apenas Linux na máquina. Só assim vai aprender Linux de fato, esquecendo um pouco o Windows.
Se quer aprender configurar serviços de Redes Linux, acesse -
http://goo.gl/lil8BR
http://mundodacomputacaointegral.blogspot.com.br/
Twitter:
http://twitter.com/@blogcomputacao
Facebook:
http://www.facebook.com/BlogComputacao