celioishikawa
(usa Ubuntu)
Enviado em 05/08/2008 - 23:42h
Encontrei uma revista PCMaster que falava como configurar isso na unha (não testei). Ignorando os trechos que falam do runlevel em modo gráfico e do startx, teoricamente serve também para servidor só com modo texto:
PCMaster (março de 2003):
Para evitar que o usuário root seja utilizado e ao mesmo tempo inicializar o linux sem que seja necessário digitar o login ou a senha, o primeiro local que deve ser alterado é o /etc/inittab, onde estão contidos os níveis de inicialização do sistema. Insira um novo runlevel. No Slackware tem-se dois deles vagos, o 2 e o 5 [OBS: mas no Ubuntu o 2 não tá vago]. Escolhemos o 5 para ser o nologonX mode. Basta acrescentar a seguinte linha no fim do arquivo:
x2:5:respawn:usr/X11/bin/nologonX
procure também uma linha semelhante à essa:
id:4:initdefault:
Troque o número do id por 5. Com estas alterações, o sistema irá inicializar usando o runlevel 5, que sisgnifica que quando estiver nesse runlevel, irá executar em modo gráfico.
O /etc/ONEUSER é um arquivo fácil. Dentro dele basta colocar o nome do usuário que irá automaticamente entrar no sistema. Lembre-se que este usuário deverá ser uim uauaário válido. Coloque apenas o nome de login dele, mais nada.
No /usr/X11/bin/nologonX está o coração do nologonX mode. Neste script dizemos ao computador para capturar o nome do usuário em /etc/ONEUSER e então inicializar o linux usando este usuário. Tudo sem a necessidade de digitar nada.
#!/bin/sh
ONLYONE='cat /etc/ONEUSER'
su-$ONLYONE /usr/X11R6/bin/
startx </dev/tty14> /dev/tty15
Verifique os pipes no fim da terceira linha. Eles fazem com que o linux pense que existe um usuário teclando esses comandos na tty15. Isso é necessário para que o comando startx seja aceito. Por motivos de segurança, o linux só aceita comandos de usuário que tenham partido de um terminal (tty) É possível burlar isso copiando a saída padrão para /dev/tty15.