OpenGL - C# - FreeGLUT - Linux

1. OpenGL - C# - FreeGLUT - Linux

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(usa Nenhuma)

Enviado em 18/05/2015 - 16:10h

Olá,

O que é possivel fazer com OpenGL? É multi plataforma (linux, android, Mac, Ruindows, etc)?? Se eu desenvolver usando OpenGL no linux vai ser possivel abrir em todas plataformas?

Desculpem minha ignorância, mas para programar com OpenGL precisa saber C? Fazer um curso de C# ajuda?










  


2. Re: OpenGL - C# - FreeGLUT - Linux

Thiago Henrique Hüpner
Thihup

(usa Manjaro Linux)

Enviado em 18/05/2015 - 17:26h

Olá!

Esse tópico deveria estar no Programação->OpenGL, mas ok.

Bom, o OpenGL é multiplataforma sim, mas se quiser por exemplo, usar o mesmo código do Linux no Android não rola, pois no Android é feito com o uso de Java.

Com o OpenGL é possível fazer coisas em 2D e também em 3D!

O OpenGL é uma API, e você não o Utiliza diretamente para fazer comandos com o Teclado, Mouse, etc. , mas sim uma biblioteca!. Existem várias bibliotecas, como GLUT, SDL, GLFW, SFML,. Allegro e muitas outras.

É bom saber C ou C++, já C# iria pouco ajudar, pois altera bastante, por ser uma linguagem totalmente Orientada o Objeto.

Fiz 2 artigos a respeito:

[Usando GLUT]
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Tutorial-OpenGL
[Usando SDL]
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Tutorial-OpenGL-v20

Espero ter ajudado

[]'s

T+

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Profissão: Ser Rejeitado pelo VOL!



3. Re: OpenGL - C# - FreeGLUT - Linux

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(usa Nenhuma)

Enviado em 19/05/2015 - 19:46h

Obrigada pela resposta Thihup

Thihup escreveu:

Bom, o OpenGL é multiplataforma sim, mas se quiser por exemplo, usar o mesmo código do Linux no Android não rola, pois no Android é feito com o uso de Java.

Com o OpenGL é possível fazer coisas em 2D e também em 3D!


Não sei nadinha de OpenGL, mas pelo seu artigo (muito agradecida por compartilhar e assim que possivel vou ler tudo) deu pra ter uma noção de como é a programação.

Mas assim... já que é uma biblioteca, é possivel trabalhar OpenGL com php? (recentemente tenho usado o Framework Codeignter), e sei pouco de java, mas é questão de relembrar.


O OpenGL é uma API, e você não o Utiliza diretamente para fazer comandos com o Teclado, Mouse, etc. , mas sim uma biblioteca!.


Não entendi essa parte, como assim não utilizo o teclado, mouse??


Existem várias bibliotecas, como GLUT, SDL, GLFW, SFML,. Allegro e muitas outras.


Para um iniciante é dificil saber as vantagens e desvantagens, ou quando deve ser utilizada uma ou outra, tai uma sugestão de artigo!


É bom saber C ou C++, já C# iria pouco ajudar, pois altera bastante, por ser uma linguagem totalmente Orientada o Objeto.


OpenGL serve para aplicações web? Quando vc fala "código do Linux no Android não rola" esse código Linux é em C??

Gostaria de indicações de projetos feitos com OpenGL pra ter uma ideia melhor do que é possivel desenvolver




4. Re: OpenGL - C# - FreeGLUT - Linux

Thiago Henrique Hüpner
Thihup

(usa Manjaro Linux)

Enviado em 19/05/2015 - 20:59h

zeli escreveu:

Obrigada pela resposta Thihup

Imagina...


Thihup escreveu:

Bom, o OpenGL é multiplataforma sim, mas se quiser por exemplo, usar o mesmo código do Linux no Android não rola, pois no Android é feito com o uso de Java.

Com o OpenGL é possível fazer coisas em 2D e também em 3D!


Não sei nadinha de OpenGL, mas pelo seu artigo (muito agradecida por compartilhar e assim que possivel vou ler tudo) deu pra ter uma noção de como é a programação.

Mas assim... já que é uma biblioteca, é possivel trabalhar OpenGL com php? (recentemente tenho usado o Framework Codeignter), e sei pouco de java, mas é questão de relembrar.


Bom, pelas minhas pesquisas, aparenta existir (o que não existe?). Com Java também é possível, com o auxílio da biblioteca LWJGL.




O OpenGL é uma API, e você não o Utiliza diretamente para fazer comandos com o Teclado, Mouse, etc. , mas sim uma biblioteca!.


Não entendi essa parte, como assim não utilizo o teclado, mouse??


O OpenGL é responsável apenas pela imagem. No momento não achei a palavra certa, mas o OpenGL não manipula o teclado, o mouse, etc., Você precisa de uma biblioteca adicional, que terá a função de criar a janela e os eventos (mouse, teclado, etc).


Existem várias bibliotecas, como GLUT, SDL, GLFW, SFML,. Allegro e muitas outras.


Para um iniciante é dificil saber as vantagens e desvantagens, ou quando deve ser utilizada uma ou outra, tai uma sugestão de artigo!


Então, eu já pensei nessa possibilidade, mas preciso mostrar mais algumas bibliotecas. Casa uma tem seu ponto forte, e tem gente que defende de corpo e alma uma biblioteca, então não existe melhor, e sim, mas fácil.



É bom saber C ou C++, já C# iria pouco ajudar, pois altera bastante, por ser uma linguagem totalmente Orientada o Objeto.


OpenGL serve para aplicações web? Quando vc fala "código do Linux no Android não rola" esse código Linux é em C??


Sim, me quis me referir a código em C.

Existe o WebGL, que é uma espécie de OpenGL para os navegadores. Não quis me apronfundar de mais nesse assunto, mas qualquer dúvida só postar aqui.


Gostaria de indicações de projetos feitos com OpenGL pra ter uma ideia melhor do que é possivel desenvolver


Você pode desnvolver tudo.
Você poderia criar um retângulo (em 2D) ou até criar um GTA 5 da vida (3D).

Com 3D você pode simular o mundo real!

Espero ter ajudado

[]'s

T+

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