carlos.guilhem
(usa Outra)
Enviado em 09/08/2009 - 21:53h
Tenho um HD no qual foram criadas duas partições: a primeira, chamada de C, possui aproximadamente 234 GB; a segunda, chamada de D, possui aproximadamente 63,7 GB , ambas formatas em NTFS e com o Windows instalado na partição C .
Pretendo usar a partição D, na qual nada foi instalado, apesar de ter sido formatada em NTFS, para instalar uma das distribuições Linux.
Minhas dúvidas são:
1) Ao formatar a partição D em EXT3 para a instalação da partição raiz , da Home e do Swap , quanto de espaço seria aconselhável eu reservar para cada uma dessas partições, considerando um espaço de aproximadamente 63 GB?
2) Considerando um espaço de 100% , quanto (em termos percentuais) devemos reservar para a partição raiz?
3) Considerando um espaço de 100% , quanto (em termos percentuais) devemos reservar para a partição Home?
3) Considerando um espaço de 100% , quanto (em termos percentuais) devemos reservar para o swapp?
4) Posso redefinir o espaço de partição reservado para o Windows XP (através do GParted) para um tamanho menor a fim de aumentar o espaço a ser usado pelas três partições de uma distribuição Linux a ser instalada no HD?
Minha intenção é a de diminuir um pouco o tamanho da partição C , reservada para o Windows XP, e aumentar as que forem destinadas para as partições do Linux (raiz, Home e Swapp), mas não sei se isso é aconselhável, uma vez que terei de subtrair espaço de uma partição formatada em NTFS transferindo-o para uma partição Linux a ser formatada em EXT3.
Um de meus medos é de que haja fragmentos de arquivos usados pelo Windows justamente em parte dessa partição que pretendo transferir para o Linux, e que esses fragmentos sejam de algum modo importantes para o bom funcionamento do Windows.
Não que eu pretenda continuar usando o Windows indefinidamente, mas enquanto não conheço suficientemente o Linux, pretendo usar os dois sistemas em dual boot, e por isso tenho medo de não conseguir mais usar o Windows.