lcavalheiro
(usa Slackware)
Enviado em 29/11/2013 - 12:28h
Faço coro ao Xerxes. A melhor distro de entrada sempre foi o Slackware, ensinando GNU / Linux e livrando o mundo dos pinks desde 1993. Mas você quer razões, e eu lhas darei:
1) As coisas funcionam como deveriam
Simples assim. O Slackware trabalha com pacotes vanilla, isto é, sem modificações. Outras distros acrescentam patches para deixar o programa com a sua cara, ou algo que eles considerem mais fácil para usar, mas isso significa apenas que você enfia um canavial de rolas de bugs no negócio. A culpa é de quem, do desenvolvedor do programa ou do mantenedor da distro?
2) Estabilidade
Alguém aqui já viu um Slack dando kernel panic do nada? Ou uma lentidão extrema sem necessidade? Não, né? Computadores com Slackware podem ficar ligados anos a fio que a única intervenção necessária serão as atualizações. Instalou o que não devia? Desinstale e tudo volta ao normal? Fez
[*****] na desinstalação? Não precisa formatar, é só reinstalar o que foi desinstalado por engano.
3) Padronização
Se você pegar o Slack 4.0 e o 14.1, o modo de uso (configurações, comandos de gerenciamento, etc.) será essencialmente o mesmo. O Slack preza por esse ambiente familiar e confortável para o usuário, no qual ele poderá ter a certeza de que aquilo que ele aprendeu servirá para sempre.
4) Aderência às Padronizações
Ou, "pergunte-se se as outras distros seguem o FHS".
5) Facilidade de empacotamento
Esse, mais do que qualquer outro, é o maior pró do Slack. Depois de criado um arquivo slack-desc apropriado, olha só como é fácil empacotar um programa pro Slack:
a) # mkdir -p /tmp/nomeprograma/install
b) # mv slack-desc /tmp/nomeprograma/install
c) # ./configure && make && make install DESTDIR=/tmp/nomedoprograma
d) # cd /tmp/nomedoprograma
e) # makepkg ../nomedopacote
É claro, a descrição está ultra-resumida, mas serve pra dar uma idéia da coisa. Vai criar um pacote pro Debian, vai.