gesousa
(usa Ubuntu)
Enviado em 21/11/2008 - 23:29h
O Fedora, tem a sua base mais voltada para a estabilidade do que para softwares novos, isso vem da cultura do RED HAT que é ainda muito voltado para servidor.
O Ubuntu é hoje a distro que mais tem pacotes novos oficialmente, o que as vezes acarreta a instabilidade do sistema.
Agora você tem que entender é que há um ciclo de testes, busca de bugs, para que um novo pacote seja incluso nos repositórios oficiais, então não há como o ultimo pacote que foi lançado ontem de determinado software entrar amanhã no repositório, sempre por padrão será mantido a versão considerada estável do software. No caso do ubuntu ele mantém um repositório com os pacotes mais novos, mas ainda não testados que podem ser ativado no canal de software, que é chamado de backports.
O que gosto do ubuntu é que a maioria dos mantedores de pacotes de programas mantém um ppa (personal packet archive) no launchpad.net (Site de desenvolvimento do Ubuntu), se quer a ultima versão de algum software pode procurar lá, e adicionar os repositórios ao do ubuntu, mas lembre-se que estes pacotes se encontram em faze de desenvolvimento e podem estar instáveis ainda.
e por ultimo se ainda não achar o programa, vc pode procurar no site do desenvolvedor, pelo pacote, muito mantém pacotes para as distros mais conhecidas.
no Caso do R, achei um repositorio com as ultimas versões para Ubuntu e Fedora.
http://cran.r-project.org/