Pedro Rafael
(usa Fedora)
Enviado em 30/01/2009 - 10:47h
A principal deficiência do Mandriva Free é a ausência de muitos pacotes, considerados proprietários. Isso é de se esperar, já que a proposta da versão é justamente incluir apenas aplicativos livres. Entretanto, você pode solucionar isso de forma muito simples adicionando os repositórios do PLF, que inclui codecs, plugins, drivers e todos os demais pacotes que ficam de fora da distribuição oficial por questões de licenciamento.
A forma mais fácil de fazer isso é usar o Easy Urpmi, um site que cataloga os projetos mais utilizados e oferece uma interface via web fácil de usar. O endereço do site é:
http://easyurpmi.zarb.org/
A configuração é bastante simples. O primeiro passo é indicar a versão do Mandriva em uso, seguida pela arquitetura ("i568" para a versão de 32 bits e "x86_64" para a versão de 64 bits). Se você estiver usando um beta da próxima versão, selecione a opção "auto-detectar", que faz com que o urpmi utilize o repositório da versão cooker e chaveie automaticamente para a versão estável quando ela estiver disponível.
**********Minha dúvida: Falaram pra mim que era pra baixar o i586 mais meu computador é 64 bits. Quem falou foram o pessoal daqui dessa comunidade. Uso um notebook gigabyte core2duo, com 2 gb de ram.
Bem eu uso os pacotes x86_64 ou os i586 que foi a iso que eu baixe? No site da Mandriva não vi a iso de instalação x86_64. Todas eram i586
valeu pessoal