meinhardt_jgbr
(usa Debian)
Enviado em 23/11/2011 - 01:08h
Rodrigo Fabiano,
Os companheiros que responderam antes do Izaias, com certeza mesmo na melhor das intenções poderão estar involuntariamente causando alguma confusão para você que pelo visto ainda não tem uma base razoável no Linux.
Falando do gerenciador de boot GRUB, na verdade, são dois "animais" diferentes, o mais antigo, também conhecido como GRUB Legacy é aquele onde se fazem as alterações de configuração editando o arquivo menu.list (poucas das distros mais atualizadas, ainda usam esta versão).
O modelo (versão) mais novo é o GRUB2, bastante mais complicado de configurar corretamente, onde as alterações são feitas no arquivo grub.conf (precisando fazer alterações, seguindo um padrão de edição de arquivos mais complicado ou usando outras ferramentas).
A grande maioria das distribuições atuais já vem por padrão com o GRUB2 que não é nada amigável nem fácil de reconfigurar sem a ajuda de ferramentas especificas.
A forma mais fácil para resolver o seu problema, será instalar o Startupmanager, conforme sugeriu o Izaias, pois ai você poderá facilmente e intuitivamente alterar as configurações e definir qual dos sistemas deve ser carregado por padrão, quanto tempo o Grub deve ficar esperando por alguma outra decisão, etc.
Toda vez que você ao instalar uma nova distro Linux, manda o instalador gravar o inicializador na trilha zero do seu HD, também conhecida como MBR (Master Boot Record), ele vai ser o aplicativo que vai definir quem inicia, quando e em que ordem.
Ou você instala um gerenciador de boot do Linux ou usa um similar do windows. Não conheço outra forma de gerenciar o boot com mais de um sistema instalado. Este é o preço da liberdade de escolha e decisão.
Para evitar exatamente o problema que você reclama, decidi passar a usar o gerenciador de boot GAG. Com o GAG, a cada nova instalação ou teste de uma nova distro, basta tomar o cuidado de mandar instalar o gerenciador na partição onde está o raiz (/) da distro sendo instalada e não mais no MBR. Com isto fica tudo como estava antes, sem precisar alterar cada uma das outras distros ou windows instalado anteriormente.
Se tiver curiosidade sobre este gerenciador de boot alternativo, de uma lida no material do link abaixo:
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Resolvendo-incompatibilidades-entre-Grub-Legacy-e-Grub2-para-quem-...