
tipoff
(usa Nenhuma)
Enviado em 16/01/2025 - 21:26h
As distribuições Linux foram feitas para funcionar com gerenciadores de pacotes com resolução automática de dependências. A única exceção é o Slackware.
Nesse sentido, resta algumas opções:
- Instale poucos pacotes e somente aqueles com pouquíssimas dependências. Pacotes com muitas dependências representam um risco e podem quebrar seu sistema em uma eventual atualização ou remoção de pacote.
- Ao invés de usar apt/dnf/pacman, prefira Flatpaks, Snaps, ou AppImage. São conhecidos como "gerenciadores de pacotes universais" e não oferecem risco de quebrar o sistema. Pode instalar, atualizar, e remover pacotes sem se preocupar.
- Utilize BTRFS e faça snapshots do sistema regularmente. Assim se quebrar o sistema por qualquer motivo, basta fazer um rollback.
- Prefira distribuições imutáveis, como o Fedora Silverblue/Kinoite, Vanilla OS, Micro OS, ou Endless OS. São distribuições mais estáveis porém mais limitadas, e funcionam em conjunto com flatpaks e appimage. Se você só usa o computador para coisas básicas (internet, assistir vídeo, etc), pode ser uma opção adequada.
Ou desconsidere todas as opções acima e use o Slackware. É a única distribuição que não tem um gerenciador de dependências, mas exige um esforço grande do usuário para instalar.