ideia meio tonta, mas...

1. ideia meio tonta, mas...

hal
hal

(usa Ubuntu)

Enviado em 18/07/2008 - 23:36h

e aí, pessoal!! tudo jóia?
galera, me passou uma doidera pela cabeça, queria tirar a dúvida com vocês...
seguinte:
fiz uma imagem do meu kurumin que deu 1.80gb, porém, quando extraio essa imagem, ela não sei pq, fica com um tamanho absudo, por exemplo, a partição da qual foi gerada a imagem tinha 3gb, porém, o sistema backupeado na nova partição (de 20gb) ficou com 14 gb!!!!não faço a menor ideia do pq, se alguém souber, me orientem, ok?
bom, vaos a pergunta:

se ao inves de fazer o back-up via imagem, eu simplismente copiasse e colasse todas as pastas(menos a boot, que na nova partição está com o grubs) fazendo isso, poderia dar certo?poderia ser feito um back-up "manual"? to perguntando, pois fiquei muito curioso sobre isso...
valeu, galera!!
Hal


  


2. nossa!!!

leandro de jesus fachola
leandrojf

(usa Big Linux)

Enviado em 19/07/2008 - 13:41h

nunca vi isso amigo, sera que nao tinha nada nessa partiçao? tu colocou no cd a imagem? eu sugiro que tu faça o back-up das suas pastas, das coisas que voce queira, formate a partiçao desejada coloque a sua distribuição crua e depois coloque as coisas do seu back-up de novo, ai fica tudo 10...espero ter ajudado um pouco falou...


3. Re: ideia meio tonta, mas...

anna kamilla
annakamilla

(usa Manjaro Linux)

Enviado em 19/07/2008 - 22:59h

pode ser que á imagem iso seje compactada, pode ser as atualizaçoes que voce fez para o kurumin e os pacotes instalados.
meu disco do ubuntu por exemplo é de 650 mb mais ou menos a, quando fui instala-lo ele ocupava mais de 4gb.
pode ser que dê certo o que voce está falando mas não se esqueça que o linux precisa desse bootloader para funcionar, faça uma cópia de segurança e depois reinstale-o com o cd iso original.



4. cp (cópia) é confiável

celio ishikawa
celioishikawa

(usa Ubuntu)

Enviado em 19/07/2008 - 23:09h

Também não entendi a parte de fazer backup pela imagem.

Mas se for para simplesmente copiar as pastas e arquivos, deve ser tranquilo pois ouvi falar que o comando cp do unix/linux é um dos que copia com mais fidelidade comparado com outros. Imagino que usando gerenciador de arquivos no linux é a mesma coisa.

O único problema chato é quanto aos arquivos/pastas com nomes em português, acentos, etc: aí tem o risco de dar mensagem "invalid encoding" e alguns arquivos não acabar sendo copiados (principalmente se você vai copiar pastas/arquivos que estejam numa partição windows).


5. Re: ideia meio tonta, mas...

hal
hal

(usa Ubuntu)

Enviado em 20/07/2008 - 00:31h

opa!! e aí, gente!!
beleza?
em primeiro lugar, obrigado a todos pela atenção com minha dúvida!!!
em segundo lugar, preciso corrigir e entrar em alguns detalhes que acabei esquecendo de colocar aí...
bom, a imagem eu criei a imagem com o partimage e deu na verdade 1,80 gb e não 180(por bobagem multipliquei em 100x o volume!! rs)
bom, o que achei estranho é que a parte com o sistema/arquivos do linux tinha aproximadamente 3 ou 4 gb, não lembro ao certo, mas era algo em torno disso, criei a imagem usando o partimage, usei a opção que demorava mais e tbm, que gerava uma imagem menor...poré, na hora de restaurar essa imagem em outra partição, ela caiu com 14 gb(a partição tinha total de 20 gb)por isso me ocorreu essa idéia de apenas copiar as pastas, meio maluca, trabalhosa e tal , porém foi o que mais me pareceu "lógico" ...
óbvio, não pretendo copiar a pasta boot, pq o antigo estava configurado com o lilo...e quero usar o grub...mas é isso, espero ter solucionado algumas dúvidas e que isso ajude a pensarmos em soluções...
bom, galera é isso!!
Abração a todos!!
Hal






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts