adlerciberdelia
(usa Ubuntu)
Enviado em 11/01/2021 - 10:28h
Fala, pessoal. Espero que estejam bem e com saúde. :)
Há um tempo precisei rodar um software de geofísica via Linux, o que me abriu as portas pra esse universo. Nessa época o instrutor da disciplina nos recomendou instalar o Ubuntu 16.04. Desde então utilizava o Xenial Xerus em dual boot, e configurei o sistema à minha maneira ao longo de alguns anos. Com o passar do tempo, à medida que o sistema atualizava, a coisa ia ficando cada vez mais redonda, até o ponto de reconhecer minha placa de vídeo dedicada, uma GeForce 940mx. Aí eu cheguei onde queria, tinha um sistema leve, rápido e potente (dentro do alcance do meu setup), e agradável aos olhos.
Acontece que na minha inquietude, resolvi atualizar a distro. Utilizei a ferramenta de atualização do próprio sistema, primeiro pra 18.04 e posteriormente pra 20.04. Resultado: perdi meu sistema perfeito, redondinho, que executava todas as minhas necessidades sem nenhum porém, pra dar lugar a um sistema cheio de arestas, e que não executa as minhas necessidades. Não consigo associar minha conta google ao sistema, o jogo que eu estava jogando no Citra (emulador de Nintendo 3DS) não roda mais, tenho alguns bugs na interface gráfica, como falhas no plano de fundo do Desktop, e esteticamente o sistema não me agrada.
Cheguei à conclusão que distros muito atuais, mesmo LTS, não são para iniciantes. A minha conclusão faz sentido? Queria saber qual distro vocês recomendam dentro das minhas necessidades: um sistema leve, bonito, funcional e que consiga usar a performance que meu setup oferece. Dessa vez estou disposto a fazer um backup e fazer a instalação pura. Vale a pena voltar pro 16.04, mesmo sabendo que o suporte dele acaba em abril?
Segue o setup da minha máquina:
Notebook Acer Aspire F5-537G
Processador: Intel Core i5-7200 2.5GHz
Memória: 8GB DDR4
Placa de vídeo: GEFORCE 940mx