albfneto
(usa openSUSE)
Enviado em 06/10/2013 - 12:59h
@Jhony:
Como eu respondí na outra pergunta, vc pode por exemplo adicionar repositórios de Ubuntu e Mint no seu Debian,mas NÂO È ACONSELHÀVEL, vc vai transformar seu Debian numa colcha de retalhos, percebe?
ele sempre vai atualizar pro pacote mais NOVO, ex se achar o Debian achar o tocador VLC de Mint, e for mais novo, ele vai trocar...
Mais cedo ou mais tarde achará um binário de Mint ou de Ubuntu que não vai funcionar no seu Debian... e aí vc está com um problema!
Resumindo.... Poder pode, usar repositórios de Debian em Mint, em Ubuntu, e vice versa, mas NÂO DEVE.
pq mais cedo ou mais tarde, algo vai quebrar,
é como usar programas de Windows7 em XP etc...
A outra pergunta, se existem outros tipos de pacotes...
tem .DEB para as Distros Debian (Debian, Ubuntu,Mint etc...) tem RPM para as distros como Fedora,openSUSE,Mageia, OpenMandriva,ROSA etc...
tem distros RPM que usam pacotes DEB, acho que o CentOS, por exemplo, mas são poucas.
Slackware é um caso especial, usa pacotes .tgz, mas também pode ser configurada para usar computação pura e outros métodos.
Sim, tem outros. Sabayon usa instalador de pacotes Entropy, que usao binários comprimidos .bz2, mas também usa semi-compilação (muda parte do binários) e pode usar compilação pura,como o gentoo.
Gentoo é outro caso especial. Ele não tem programas, pacotes prontos, nos repositórios, tem programas fonte, que vai baixar automáticamente e depois compilar no micro mesmo, formando os programas, Para isso,usa Scripts especiais, chamados Ebuilds.