meinhardt_jgbr
(usa Debian)
Enviado em 27/12/2011 - 10:51h
Tiago,
Já que você é interessado e não tem preguiça de aprender, já que vai precisar fazer um remanejamento de partições, quando fizer as novas instalações deixe o raiz do sistema e os seus dados em partições separadas.
Você pode até mesmo criar apenas uma partição (/home) para os dados de todas as distribuições (distros) que vier a instalar, sem precisar uma partição de dados (/home) para cada distro instalada. Basta tomar o cuidado de criar um nome de usuário diferente para cada distro instalada. Para facilitar, poderá ser algo como por exemplo fulano-mint11, fulano-debian6, fulano-slitaz, fulano-suse, etc. A grande vantagem é que se e quando precisar ou desejar instalar alguma distro nova ou reinstalar outra, os seus dados e configurações já estarão salvos automaticamente fora daquela partição onde você tinha o sistema instalado.
Quando você esquecer de fazer isto, instalando o sistema com os dados na mesma partição, os dados ficam por padrão salvos no diretório ou pasta /home. Basta copiá-los para outro local ou salvar em mídia removível, antes de detonar a partição antiga ou mandar reformatar em alguma reinstalação. Quando desejo fazer uma instalação nova, para facilitar lembrar as partições de dados que uso sem precisar ficar inventando nomes de usuário, apenas renomeio a partição antiga como tal (exemplo fulano-mint12-antiga ou fulano-mint12-velha ou mais curto fulano-mint12-old). Depois de fazer a nova instalação, basta copiar os arquivos ou dados que interessam, para a nova partição e eliminar aquilo que não interessa mais na antiga.