andrezc
(usa Debian)
Enviado em 01/09/2012 - 19:14h
Tente separar tudo por partes. Vamos começar vendo a definição de paradigmas de programação, segundo o artigo da wikipédia, que aliás está bem claro:
"
Um paradigma de programação fornece e determina a visão que o programador possui sobre a estruturação e execução do programa. Por exemplo, em programação orientada a objetos, programadores podem abstrair um programa como uma coleção de objetos que interagem entre si, enquanto em programação funcional os programadores abstraem o programa como uma sequência de funções executadas de modo empilhado."
[
http://pt.wikipedia.org/wiki/Paradigma_de_programa%C3%A7%C3%A3o ]
Com relação às definições de Orientação a Objetos (POO ou, em inglês, OOP), há esta ótima página da UNICAMP, definindo de forma bastante simplória e de fácil entendimento:
"O termo orientação a objetos pressupõe uma organização de software em termos de coleção de objetos discretos incorporando estrutura e comportamento próprios. Esta abordagem de organização é essencialmente diferente do desenvolvimento tradicional de software, onde estruturas de dados e rotinas são desenvolvidas de forma apenas fracamente acopladas.
Neste capítulo, as primeiras noções de orientação a objetos serão introduzidas. Esta breve visão geral do paradigma permitirá entender melhor os conceitos associados à programação orientada a objetos e, em particular, às construções da linguagem C ++."
[
http://www.dca.fee.unicamp.br/cursos/POOCPP/node3.html ]
** Lembre-se de ir passando as páginas.
E, para concluir:
Com relação às definições dentro do conceito de
Orientação a Objetos, leia essa página, também da UNICAMP:
http://www.dca.fee.unicamp.br/cursos/POOCPP/node4.html
Boa leitura.