brunorf
(usa Arch Linux)
Enviado em 30/05/2013 - 20:22h
Sim, o linux é o kernel, mas este é responsável por tudo. Não é justo chamá-lo "apenas o kernel". Senão, veja:
ele cuida do gerenciamento de memória, discos, sistema de arquivos, filtragem de pacotes, drivers de dispositivos (rede, vídeo, som, etc.), gerenciamento de processos, etc.
Imagine só, na época em que foi criado, as interfaces gráficas atuais não existiam. Não existiam navegadores de Internet populares (a web como é hoje, simplesmente não existia).
O que quero dizer é que as funcionalidades que ele fornecia para a época eram bastante completas, era uma alternativa livre do unix. Para a época, além das funcionalidades do kernel, muito provavelmente bastaria um shell, que se não estou enganado era integrado ao kernel.
Atualmente os Sistemas Operacionais precisam nos oferecer mais coisas que no passado, mas ainda assim, não podemos nos esquecer que todas essas coisas a que me refiro são nada mais que Aplicativos, e que por de trás de tudo isso ainda há o kernel fazendo todo o gerenciamento da máquina.
Se você quiser se aventurar na execução do linux 0.01, acredito ser melhor emular, de fato, o hardware da época. Mais especificamente, um processador suportado pelo Linux na época, no caso o 80386 (mais conhecido somente por 386). Se não estou enganado o qemu faz isso. Leia
http://www.kerneltrap.org/node/14002, pode ser útil para o que deseja.
Talvez seja também interessante tentar compilar e executar uma versão mais madura do kernel, como a 1.0, lançada em 94, pois a 0.01 foi a primeira versão de todas, totalmente experimental, dependia do minix (acho que o sistema de arquivos era o mesmo na época).