paulo1205
(usa Ubuntu)
Enviado em 03/06/2016 - 04:08h
A
Borland Graphics Interface (BGI, que era o nome da biblioteca que trazia o header <graphics.h>) era uma biblioteca gráfica voltada especificamente para PCs com DOS, e a maioria dos drivers funcionava através de acesso direto à memória de vídeo ou através de chamadas à BIOS. Sistemas operacionais modernos, como UNIX ou WIndows, não permitem nem uma coisa nem a outra.
Você tem de decidir se quer fazer aplicações que rodem no ambiente gráfico ou fora dele. Se você quiser cercar os seus desenhos com uma interface gráfica com o usuário, será muito bom aprender a usar uma biblioteca nova, que lhe permita programar com interface gráfica. Como você usa KDE, a escolha natural para você é o Qt. Se você usasse outro ambiente gráfico, eu recomendaria o Qt de qualquer jeito, porque, na minha opinião, ele é muito mais bem projetado e MUITO mais bem documentado do que o GTK (além de outras vantagens, como ser mais portável, integrar melhor com o aspecto nativo de cada sistema etc.). Você pode ter uma ideia do modelo de desenhos do Qt em
http://doc.qt.io/qt-5/graphicsview.html.
Se você não quiser usar GUI em seus programas, seria recomendável aprender SDL ou Allegro. A última possivelmente é melhor se você tiver o objetivo de desenvolver jogos, ao passo que SDL pode ser melhor se você tiver em mente uso mais geral. No entanto, aqui eu não posso falar com experiência própria, pois nunca usei nenhuma das duas; basicamente expressei o que eu li a respeito.
Vendo o artigo sobre BGI na Wikipedia (
https://en.wikipedia.org/wiki/Borland_Graphics_Interface), há links para bibliotecas que reimplementam, com diferentes graus de completude, funcionalidades da BGI em outros sistemas. Ao que parece, a maioria mapeia as chamadas da BGI em chamadas de outras bibliotecas (por exemplo, a SDL ou a Xlib, no caso das alternativas para UNIX). Se você estiver com muita urgência, pode querer olhar uma dessas opções. Contudo, eu recomendaria a você aprender a usar alguma coisa mais do século 21.