brizao
(usa Debian)
Enviado em 12/07/2017 - 01:35h
Hunter_Of_Demons escreveu:
Olá Sr.s, boa noite, dia, tarde!!
Eu estou estudando para a certificação linux LPIC 01, e LPIC 02, e um dos tópicos é justamente a configuração das interfaces virtuais de redes. Sei atribuir IP de forma estática e dinamicamente com ifconfig. Mas não estou conseguindo atribuir um IP para minha rede Virtual. A máquina de testes que uso é Debian 9, e a princípio não reconhecia o comando ifconfig, então eu o habilitei com a instalação do pacote net-tools. Não sei se é por causa disso (não ter vindo nativamente o pacote ifconfig) que a rede não sobe, outra coisa que talvez possa ser importante, é o fato de não haver interface eth0, e sim enp0s3.
Sem mais por enquanto...
Pois é, a saída dos comandos dentro do pacote net-tools foi um baque digamos, mas isto estava previsto, já faz mais de 15 anos parece, o problema é que estamos tão acostumados com os comandos ifconfig, netstat, route, arp, aprendemos sobre eles através de muitos autores, professores e tal por já virem ou das antigas ou tb terem aprendido com pessoas das antigas, até no LPI cita esses comandos, vai chegar um dia que nem o pacote net-tools estará listado mais, mas os comandos ip addr, ip route, ip neigh e ss não são difíceis, até que dá pra acostumar rápido...
Quanto a nomenclatura do eth0 pra enp0s3, enp0s2, isto não tem a ver com os comandos e sim por causa do systemd que é padrão já desde o debian 8, mas estava em transição digamos, já o debian 9 possui uma versão mais atual do systemd que usa essa nomenclatura estanha, que pelo que estava vendo, vem do BSD parece. É só trocar nos comandos o eth0 por enp0s2 ou s3. Pode ser visto aqui esta mudança:
https://www.debian.org/releases/stretch/amd64/release-notes/ch-whats-new.en.html#new-interface-names
Há alguns métodos para fazer com que a interface continue com a nomenclatura eth0, um deles é usar o arquivo /etc/udev/rules.d/70-persistent-net.rules e deixar na sintaxe "SUBSYSTEM=="net", ACTION=="add", DRIVERS=="?*", ATTR{address}=="48:5b:39:d1:40:ea", ATTR{dev_id}=="0x0", ATTR{type}=="1", KERNEL=="eth*", NAME="eth0" (sem as aspas), onde vc altera somente o mac address para atrelar o mac o nome eth0 no caso. Ou adicionar na variável GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT em /etc/default/grub o parâmetro net.ifnames=0, ficando assim: GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="net.ifnames=0 quiet splash", depois rode um update-grub para surtir efeito e reinicie.
O problema é que mesmo no upgrade do debian 8 para o 9, pode haver essa mudança de nomenclatura das interfaces e perder toda a conectividade, por isto é muito recomendado se certificar com o arquivo 70-persistent-net.rules ou o /etc/default/grub, já que em produção pode parar toda a conectividade do servidor.