kimchristophermn
(usa elementary OS)
Enviado em 10/12/2019 - 15:12h
Olá amigos do Viva o Linux.
A alguns anos que venho trabalhando com o linux mint (sugestão do Clodoaldo) juntamente com o Windows 7/8/10... É uma configuração que funciona muito bem pra mim, pois trabalho com musica e designer, onde o linux segura a onda no designer, programação e ajuda a manter as coisas sempre estáveis. O windows é para música, onde os softwares que uso, não tem nem correspondentes para linux.
Estava tudo bem até as ultimas versões do linux mint e do windows... as coisas tem ficado caóticas. Eu pelo menos tenho tido muita dificuldade de simplesmente fazer uma boa instalação dual boot. As vezes dá certo, as vezes não. As vezes o problema é o UEFI, as vezes sem ele não funciona. Já usei em hds normais e em ssds. Já tive todo tipo de bug desde simplesmente não ler a usb bootavel até instalar tudo perfeitamente, funcionar por um tempo e o linux simplesmente não abrir mais.
Resumindo estamos muito longe dos tempos que iniciei com o linux mint e simplesmente fazia as partições certinho e o mais complicado era dar um grup update! Lembro que a versão Mint16/17/Windows 7 funcionou sem formatar por anos!!
Já li praticamente tudo de tutoriais e assisti videos e mais videos, no final das contas a impressão que eu tenho é que pouquíssimas pessoas realmente sabem o que estão realmente dizendo. Parece na verdade que simplesmente um monte de tentativa e erro. As vezes dá certo, as vezes não. Isso me deixa frustrado porque sempre que eu precisar reformatar algo, terei os mesmos problemas de novo!
Resumindo, eu estou muito cansado e com muito pouco tempo para poder parar (de novo) meu trabalho e ficar 2, 3 dias tentando resolver essa situação. Eu gosto e até preciso dos dois ambientes. Mas efetivamente não posso abrir mão do windows, logo pergunto a vocês meus amigos, vale a pena insistir no mint, ou existe alguma outra distro que o dual boot seja algo simples e sem tantas variáveis... ? Lembrando que essa distro precisa rodar pelo menos o gimp e o inkscape...
Já agradeço de antemão pela atenção e peço desculpas pelo desabafo... Abraço