patrickpcs
(usa Nenhuma)
Enviado em 16/03/2016 - 09:04h
O * significa qualquer coisa
Veja um exemplo prático;
Estou em uma pasta que contenha vários arquivos de música, vídeos e fotos. Eu quero deletar todos os arquivos de uma extensão especifica (mp3)...Vou usar o comando de remoção "rm", mas não quero remover um arquivo por vez e sim todos.
rm *.mp3
ou seja, qualquer coisa .mp3 será enquadrado no comando de remoção nesse caso...
| famoso pipe...muito usado para transferir a saída de um comando para outro comando.
Veja um exemplo prático;
O comando find vai exibir todos os arquivos de uma pasta e subpastas, se você estiver na raiz da sua partição por exemplo /, você vai exibir todos os arquivos existentes do seu sistema.
Outro comando que existe é o comando grep, com ele você pode filtrar linhas que contenham um termo em especifico....veja só
find | grep *.pdf
o comando find iria exibir todos os arquivos da pasta em que você se encontra, mas toda essa informação é transferida para o comando grep, já o comando grep está usando aquele artifício do asterisco para exibir apenas qualquer coisa.pdf.... ou seja, você ira ver todos os arquivos.pdf na sua pasta e subpastas.
> >>
São semelhantes, ambos irão redirecionar a saída de um comando para algum lugar que você especificar. Na maioria das vezes redirecionamos para um arquivo.
Exemplo;
o comando ifconfig exibe suas configurações de rede e você quer salvar essas informações dentro de um arquivo.....
ifconfig > arquivo.txt
toda a informação que seria exibida pelo comando ifconfig, será sobre escrita dentro do arquivo.txt, apagando qualquer coisa que já existisse dentro desse arquivo. Já o >> acrescenta ao final do arquivo sem apagar as informações previamente contidas dentro do arquivo.txt
Quer saber mais? estude...
http://aurelio.net/shell/canivete/
:)