meinhardt_jgbr
(usa Debian)
Enviado em 19/06/2010 - 12:56h
Tentei primeiro fazer a migração usando o dd, porém por falta de prática ou barbeiragem, primeiro particionei o HD novo, de acordo com aquilo que pretendia fazer e depois mandei um dd pra copiar o setor de boot. Não deu certo, porque mandei espelhar tudo incluindo a tabela de partição do HD antigo. Obviamente apagou o particionamento que havia feito.
A propósito, referente a uma das sugestões, não tenho como conectar direto o segundo HD, pois estamos falando de NoteBook (NoBo). Fiz então o transplante do HD novo pelo que tinha instalado em HD externo e fiz a conexão com o HD novo conectado via USB. Está funcionando perfeitamente porém deve ser algo mais lento que se fosse conectado direto.
A migração já vai adiantada agora.
Fiz uma tentativa usando o Partimage, espelhando o conteúdo do HD antigo no novo.
Agora estou usando o Gparted para fazer um remanejamento dos espaços no HD novo.
Depois de remanejado o espaço no HD novo via reparticionamento com o Gparted, vou fazer um teste fazendo o boot a partir do HD novo ainda como HD externo.
Funcionando bem parto para o transplante do HD externo pelo interno.
A propósito, estou trocando com esta operação o HD interno original que era SATA de 110Gb, 5400rpm com buffer de 4Mb, por outro SATA de 320Gb, 7200rpm com buffer de 16Mb.
Além do espaço maior disponível, espero conseguir manter a mesma performance do HD original que era relativamente rápido porque era pequeno. Com este novo 3 vezes maior em volume, com buffer 4 vezes maior, porém com apenas 33% de rotação maior espero que o buffer maior compense o ganho com maior rotação.
Cheguei a pensar em trocar por HD de 500Gb, 7200rpm e 16Mb de buffer, porém pensei que o ganho em performance seria muito remoto pelo porte deste HD. Se o preço de um HD de 500Gb com buffer de 32Mb e também 7200rpm fosse melhor até teria feito a tentativa.
Ainda vou tentar fazer algumas outras mexidas no HD novo enquanto estiver como HD externo pra tentar deixar o sistema mais eficiente. Se der alguma zebra, é só mandar espelhar de novo com o Partimage, sem grandes riscos.