Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 07/05/2011 - 11:54h
Se você está procurando um PROGRAMA para fazer overclock em sua máquina, saiba que isso ainda não é possível, nem em Windows nem Linux ou qualquer outro sistema operacional. Overclocking age quando muito a nivel de hardware/firmware e não de sistema operacional.
SE sua placa mãe aceitasse overclocking, isso seria feito através de configurações da BIOS ou por jumpers na própria placa, e não por software de camada externa.
Alguns conjuntos processador/placa-mãe/bios aceitam bem overclocking, e outros não.
PROGRAMA para baixar temperatura do PC:
Isso também não existe.
O que existe E QUE FUNCIONA de fato são gabinetes com sistemas de refrigeração especiais que custam muito mais caro que todo o computador junto, alguns chegando a mais de R$ 10.000,00.
E você acha que aumentar o clock em 11% iria melhorar alguma coisa, em termos práticos?
Isso primariamente aumentaria a temperatura de 35 (como você diz) para mais de 40 graus (o aumento de temperatura não é linear).
E você deve estar medindo essa temperatura em algum ponto bem afastado do núcleo. O normal seria mais próximo de 40 a 42 graus e não 35.
Supondo que fossem originalmente 42 (a pior hipótese) isso significaria uma temperatura final em torno de mais de 60 graus.
Isso valeria a pena?
Sua máquina está "bem", para a maioria das aplicações.
Porém se você quer dedicar-se a jogos radicais, aí nesse caso o caminho mais lógico é adquirir uma máquina especialmente configurada para isso, com um clock alto porém SEM OVERCLOCK, pois sempre é preferível ter mais poder de fogo - e segurança - de reserva do que rodar em cima dos limites.