hrcerq
(usa Outra)
Enviado em 09/06/2018 - 11:14h
Caro colega, seja bem vindo!
Em se tratando de programar em C++ eu diria que você fez uma ótima escolha. Agora, alguns cuidados são importantes, vejo muita gente querendo colocar a carroça na frente dos bois. Já chegam logo procurando uma IDE. Acredito que a melhor maneira de começar é pela linha de comando. Então se você, por exemplo, optar pelo GCC (g++ no caso do C++), comece testando os utilitários de linha de comando, verificando suas opções de compilação, ativando e desativando flags, etc.
Edite os programas em editores de texto simples mesmo (de linha de comando ou gráficos), preferencialmente com destaque de sintaxe. Mas recomendo que a compilação seja feita exclusivamente na linha de comando em um primeiro momento. Depois que já estiver familiarizado, aí sim será o momento de trabalhar com IDEs para o ganho de produtividade. Dessa forma, você terá o pleno entendimento do que a IDE está fazendo por você e poderá configurá-la para ter o comportamento que deseja (dependendo das opções de configuração da IDE, claro).
Aí será uma transição muito mais tranquila, como a transição do carro com câmbio manual para o automático, que não costuma ser um grande problema. Já o contrário não é tanto...
Quanto a navegar pelo terminal, verá que isso é algo muito tranquilo de se fazer... dê uma estudada na sintaxe de Shell Script (preferencialmente o Bash que é o interpretador de Shell mais comum entre as distribuições).
---
Atenciosamente,
Hugo Cerqueira