DecioSP
(usa Slackware)
Enviado em 09/02/2010 - 23:24h
Bom, vamos por partes.
o ntfs-3g é o tipo do filesystem. A diferença entre ele e o ntfs normal é que ele é mais estável e tem melhor suporte para leitura e escrita.
Se você estiver se questionando que também tinha esse suporte quando usava ntfs ai vai um citação do kernel menuconfig para ntfs:
"CONFIG_NTFS_FS:
NTFS is the file system of Microsoft Windows NT, 2000, XP and 2003.
Saying Y or M here enables read support. There is partial, but
safe, write support available."
É possivel ver que ele oferece um suporte seguro, mas parcial.
Parece que as principais limitações eram referentes a criação e remoção de diretórios, além de problemas com arquivos encripitados e arquivos comprimidos.
O rw monta o fs (file system) com a opção de escrita e leitura.
O suid é auto-explicativo, permite o uso do suid(setupid)
O dev interpreta como um dispositivo do tipo "block special" (ou block special files ou simplemente dispositivos de bloco) ou seja que faz a movimentação de dados através de blocos (posso citar pelo menos três exemplos: hds, cdroms e regiões de memória)
O exec permite que você execute arquivos binarios.
O umask configura as permições tanto para arquivos, como para diretórios. (Se você quiser permitir apenas os diretórios, use o dmask e se quiser apenas os arquivos use o fmask)
Ainda no umask, o código octal 000 funciona de modo inverso ao do chmod. Ou seja, se você quer obter uma permissão do tipo 750, no umask você deve usar 027, pois 7-0=7; 7-2=5; 7-7=0.
Para terminar, o gid mostra a qual grupo o dispositivo de pertencer.
Os dois ultimos números, que eu antecipadamente peço desculpas, mas deveriam ser dois zeros, ou zero dois, se referem a dump-freq (o primeiro) e o ultimo controla a ordem que o fsck checa o disco em busca de erros durante o boot. O valor 1 deve estar apenas no dispositivo do root. Para os outros, use 2 para checar depois do root, ou 0 para não checar.
Espero que tenha ajudado.