albfneto
(usa openSUSE)
Enviado em 06/10/2012 - 12:14h
primeira coisa, consulte a documentação do cálculo, se houver, pq há cálculos preparados para máquinas só pra isso, para clusters etc...
Vai depender bastante da alocação da memória prevista no cálculo.
O cálculo, o software para o cálculo, foi feito para micro, para desktop? Vc mesmo diz que tem um terabyte de HDD e que o RAMDRive, a memoria do disco rigido, cache de gravação-leitura, é 600 Giga, Isso além dos 32 Giga de RAM que está usando, é pesadíssimo.
veja, esse calculo puxa 60 % de seu HDD, talvez tenha sido feito para ser usado em servers, clusters, ou maquinas com mais de um HDD em RAID.
Pode ser que seu calculo precisa de tanto comp. que não sobra nada para multitarefa nenhuma.
não sou especialista nisso, mas eu diria que o problema não seria pq o pacote de cálculo foi feito para alocar toda a memória para ele?
quanto a ele usar somente 8% dos recursos do processador, normal. Pode ser que ele tenha sido feito para "puxar" os recursos da RAM, com isso desalocando o processador, quanto mais RAM um cálculo usar, menos processador e vice versa.
Ainda, esse seu cálculo usa GPU, processamento via vídeo, via placa de vídeo? pq isso tem sido bem usado. Puxa recursos do processador de vídeo, da NVIDIA.
Vou sugerir um teste: pegue uma distro leve, minimalista, como um Vector Linux, um puppy, um lubuntu,um Sabayon Core CDX, Live CD... De boot no live CD, boot live, fora do seu Ubuntu. agora, com ele rodando, experimente "instalar" entre aspas,o seu cálculo,no boot live e rodar.... se melhorar... cogite virtualizar ou trocar a distro.
vou sugerir outra coisa, mande uma mensagem para o CABELO, Alessandro Faria, o segundo aqui no ranking geral do VOL, sexto do ranking mensal, pq ele é especialista nisso, cálculos, GPU, alocação dinâmica de memória etc...