Campanha "NATAL" da EletroReciclagem - RJ [RESOLVIDO]

1. Campanha "NATAL" da EletroReciclagem - RJ [RESOLVIDO]

Glauber GF
mcnd2

(usa Debian)

Enviado em 21/12/2010 - 22:26h

NATAL DA ELETRORECICLAGEM ANTECIPA PRÁTICAS DA POLÍTICA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Noticia de 16/12/2010 fonte: http://www.inea.rj.gov.br/noticias/noticia_dinamica1.asp?id_noticia=1084

Os circuitos dos aparelhos eletroeletrônicos contêm, em média, 17 tipos de metais pesados e produtos tóxicos entre os componentes. Multiplicando-se pelos milhões de computadores, celulares e outros produtos da indústria de bens de consumo que hoje, somente no Brasil, superam em número o de brasileiros, reciclar é questão de sobrevivência.

O argumento deu tom ao início da campanha Natal da EletroReciclagem, na quarta-feira passada (15/12), na estação Carioca do Metrô, no Centro do Rio, aberta pela Secretária de Estado do Ambiente, Marilene Ramos, pelo presidente do Instituto Estadual do Ambiente, Luiz Firmino Martins Pereira e pelo presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado Carlos Minc.

Até o próximo dia 25/12, período de duração da campanha, equipamentos eletroeletrônicos sem uso poderão ser descartados em contêineres cedidos pela empresa de embalagens Tetrapak, nas estações Carioca e Central do Metrô, entre 06h e 16h. Todo o material arrecadado será recolhido pela empresa Reciclo Ambiental, de São Paulo, onde será devidamente separado e encaminhado às processadoras que, por sua vez, vão beneficiar e, posteriormente, devolver às indústrias como matéria-prima e insumo.

O Brasil não dispõe de tecnologia para reciclar alguns dos componentes dos equipamentos eletrônicos, cerca de 4% do total, principalmente chips. Esses materiais serão então encaminhados para a Suécia, pela Intrapar, empresa nacional parceira de uma processadora no país europeu, onde também receberão destinação correta. O processo será todo auditado e no final da campanha será feita uma prestação de contas.

- No Natal muitos de nós vamos substituir celulares e computadores por modelos novos. Então vamos destinar os aparelhos e equipamentos inservíveis para a reciclagem. Vamos dar esse presente de Natal para o planeta - convocou Minc.

A Secretária destacou a importância do descarte responsável do lixo eletrônico, sobretudo, pelo perigo que representa ao meio ambiente e a saúde. Entre os componentes há metais pesados como chumbo, cádmio, mercúrio que se lançados de maneira inadequada podem contaminar o solo, a água e ainda causar doenças graves.

- Retirando do ambiente e encaminhando para reciclagem os ganhos são imensuráveis. Evita-se a contaminação e ao mesmo tempo deixa-se de extrair mais matéria-prima da natureza com a reutilização desses materiais. Além disso, é possível gerar emprego e renda em vários níveis da cadeia produtiva – citou Marilene Ramos.

De acordo com o deputado, a campanha tem por objetivo antecipar práticas, como a logística reversa da recém aprovada Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) no Estado, e ainda fornecer subsídios à lei que está em fase de regulamentação. Nesse momento, conforme o deputado, estão sendo definidas as responsabilidades que cabem a cada setor da sociedade.

- Poder público, indústria, comércio e consumidores têm responsabilidade sobre a produção do lixo hi-tech. A logística reversa, que determina o recolhimento dos resíduos de consumo e de produtos em desuso, após devolução dos consumidores, ainda é uma questão pouco considerada no Brasil, mas será prática obrigatória a partir da regulamentação da lei – lembrou o deputado, destacando que no ano que vem a coleta de eletroeletrônicos inservíveis já deverá ser permanente.

Segundo a secretária, a antecipação de práticas da nova lei também contribui para elaboração do Plano Estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PEGIRS/RJ, que está em fase de conclusão, e para o programa estadual de desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva da reciclagem, o Recicla Rio. Essas políticas, segundo Marilene Ramos, visam a aumentar a coleta seletiva de resíduos no estado, que atualmente giram em torno de apenas 3% do total de todo o lixo produzido.

- A nova lei também estabelece a responsabilidade pós-consumo, pós-venda, e a compartilhada, além da logística reversa. Embora pareçam ser a mesma coisa, cada prática desta tem especificidades a serem consideradas. Produtos tóxicos, perigosos, recicláveis e reutilizáveis têm ciclos de uso diferenciados e necessitam de manipulação e destinações específicas – completou Marilene Ramos.

A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que anualmente 96,8 mil toneladas de equipamentos eletroeletrônicos são descartadas no Brasil. O diretor da Reciclo Ambiental, Ronylson Rodrigues de Freitas, lembrou que o número de linhas ativadas de celulares no País já supera de 190 milhões, sem considerar os aparelhos em desuso. Em 2022, segundo o empresário, as estimativas são de que essa quantidade deve praticamente dobrar, podendo chegar a algo em torno de 300 milhões linhas, assim como o número de computadores ativos, que deve alcançar no mesmo período um total de 200 milhões.

- Isso sem considerar os inservíveis – reitera. Atualmente, a indústria de eletroeletrônicos é baseada no consumo e no ritmo de inovação elevados e na obsolescência programada, que predetermina o tempo de duração dos bens de consumo. A principal consequência disso é o aumento da geração de resíduos. Por isso é tão importante esclarecer que esse não é lixo normal e, portanto, deve receber tratamento específico – concluiu Freitas.

A iniciativa é uma parceria do Ministério do Meio Ambiente, da Secretaria de Estado do Ambiente, do Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre), do Metrô Rio, da Tetrapak e da Federação das Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis (Febracom).

POSTOS DE COLETA:

Estação Carioca - O estande fica próximo do acesso à Avenida Rio Branco, no mezanino.

Estação Central – O estande fica no acesso ao antigo prédio da Rede Ferroviária Federal (RFFSA).


  


2. Re: Campanha "NATAL" da EletroReciclagem - RJ [RESOLVIDO]

Glauber GF
mcnd2

(usa Debian)

Enviado em 21/12/2010 - 22:33h

Vamos abraçar essa causa, para tentarmos pelo menos um pouco ajudar nosso meio ambiente.

Valeu ao Deputado Carlos Minc com essa ação que não podemos em hipótese alguma deixar de apoiar.

E ai! Quem pediu ao Papai Noel um aparelho eletronico novo ja pode descartar o velho la nos endereços citados.


3. Re: Campanha "NATAL" da EletroReciclagem - RJ [RESOLVIDO]

brunotec
brunotec

(usa Debian)

Enviado em 21/12/2010 - 22:49h

Infelizmente como resido em guarulhos não terei como estar colaborando, mas pelo menos aqui vai o meu parabéns pra você pela iniciativa e desejo sucesso nessa campanha!!


parabéns!!


4. Re: Campanha "NATAL" da EletroReciclagem - RJ [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 21/12/2010 - 23:10h

Boa noite! Glauber, como vai? Meu esposo já levou 2 monitores, 3 CPUs e vários mouses que estavam tomando espaço aqui em casa. Já estava nervosa com os entulhos que ficam acumulando. Muito legal da sua parte, lembrar-nos desta causa! eu já abracei! Abraços!


5. Eu admito não li tudo

Jonatan Gomes
BarbaNegra

(usa Ubuntu)

Enviado em 22/12/2010 - 01:30h

...


6. ...

Glauber GF
mcnd2

(usa Debian)

Enviado em 22/12/2010 - 18:15h

# Brunotec - não seja por isso. Aí em São Paulo na 'Cidade Universitária' tem um galpão para recolhimento de computadores, impressoras e etc, velhos que não estejam mais ao uso. Abraço.

Endereço: Av. Prof. Lucio Martins Rodrigues, travessa 4
Nº 399, Bloco 27, Cidade Universitária.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/usp-abre-reciclagem-de-eletronicos-ao-publico

# Freiana - estou bem e você ? rsrsrrs... Que bom que seu esposo fez o certo. Temos que nos conscientizarmos e os que estão ao nosso lado, que só assim podemos tentar reverter alguma coisa ao 'quase' nada.

Estamos indo pelo caminho certo depois de termos ido e muito longe pelo caminho errado! Abraço.

# R4$T4 - Nem leu tudo! Que pena.

Mais segue a dica como para Bruno. Valeu !!! Abraço.


7. Re: Campanha "NATAL" da EletroReciclagem - RJ [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 23/12/2010 - 10:37h

Bom dia! Glauber, como estás? Olha não esqueci o cafezinho com bolo(rsrsrs)é só marcamos vizinho!Grande a sua iniciativa de postar este assunto. Já orientei meus amigos que tem um verdadeiro "ferro velho" em casa de aparelhos de informática e muitos já levaram para o endereço colocado por Vc! Parabéns pela post!


8. Re: Campanha "NATAL" da EletroReciclagem - RJ [RESOLVIDO]

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 23/12/2010 - 10:54h

Essa causa é de importância vital, e é necessário que cada um de nós faça a sua parte.
Uma coisa porém me incomoda: Porque foi "a ONU" (e não algum órgão nacional) que "detectou" aquela enorme quantidade de lixo tecnológico no Brasil?
Em que momento e através de quais critérios ele fizeram essa medição/estimativa?
Na verdade, precisamos fazer melhores campanhas para esclarecer a população sobre a necessidade de controlar a nossa produção e descarte de lixo.
O problema é que quando se fala em "campanha" isso significa previamente "gastar rios de dinheiro em peças publicitárias" quando o melhor seriam as campanhas esclarecedoras junto ao grande público. E isso se pode fazer gratuitamente através das escolas públicas, das rádios comunitárias. do mural dos condomínios, dos blogs e salinhas de bate-papo. e sobretudo de boca a ouvido.
O povo tem de aprender a gerenciar a geração, classificação e descarte de seu lixo. Não é que isso seja "bonitinho"; é que é IMPORTANTE, VITAL e URGENTE.


9. Re: Campanha "NATAL" da EletroReciclagem - RJ [RESOLVIDO]

Glauber GF
mcnd2

(usa Debian)

Enviado em 23/12/2010 - 20:01h

# Freiana - também não esqueci não. Com esse tempinho chuvoso é propício um cafezinho bem quente com um bolo bem gostoso, rsrsrsrs... Iniciativa como a sua que todos nós temos que ter e ir repassando para conscientizar as pessoas pelo mal que ela faz a si próprio e aos outros. Parabéns pela iniciativa também.

# Teixeira - Concordo plenamente com você. Mais não tem que ser só órgãos nacionais e sim toda a 'população mundial', todos os órgãos, governos e etc. Só assim poderemos reverter oque já era para ter sido feito a bastante tempo.
"O povo tem de aprender a gerenciar a geração, classificação e descarte de seu lixo. Não é que isso seja "bonitinho"; é que é IMPORTANTE, VITAL e URGENTE."
É isso mesmo. Temos que começar de casa a própria reciclagem ou pelo menos a separação dos materiais para ficar de melhor coleta. Só os 'lixeiros' que deveriam saber manuseá-lo certamente, pois se você separa tudo "bonitinho" por material e simplesmente passa o caminho do lixo e eles próprios joga tudo junto na caçamba. Podemos com uma coisa dessa? Ai não dá!




10. Re: Campanha "NATAL" da EletroReciclagem - RJ [RESOLVIDO]

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 24/12/2010 - 08:31h

Embora a coleta de lixo aqui perto de minha casa seja do tipo genérico, tenho visto por aqui mesmo alguns carros menores da Comlurb que fazem coleta seletiva.
Na minha rua (que é pequena) as pessoas descartam separadamente papelões, vidros, isopor, latinha de alumínio e pets e já tem catadores avulsos, que chegam diariamente lá pelas 7:00 horas.


11. UP ^

Glauber GF
mcnd2

(usa Debian)

Enviado em 24/12/2010 - 23:46h

Que bom que já em alguns lugares estejam já com essas atitudes e colaboradores que além de tirar um dinheirinho para sua sobrevivência já está ajudando a nosso meio ambiente.


12. Up ^

Glauber GF
mcnd2

(usa Debian)

Enviado em 25/12/2010 - 16:25h

Para complementar a resposta dada ao colega 'brunotec':

http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/voce-sabe-o-que-fazer-com-seu-lixo-eletron...

Pelo tópico, parece que muitas pessoas nem se dão conta que estamos indo para um caminho quase sem volta se não tentarmos por algum motivo fazer algo agora.

"Tamos ai natividade" ...






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts