Crux
(usa CentOS)
Enviado em 16/09/2013 - 06:48h
Cara X.Org Server (geralmente abreviado para Xorg Server, XServer ou apenas Xorg) refere-se às liberações de pacotes do servidor X gerenciadas pela X.Org Foundation, que é hospedada pela freedesktop.org, e concede acesso público ao padrão das liberações do X Window para os esforços da comunidade de software livre e de código aberto.
Os serviços com os quais a X.Org Foundation suporta o X Server incluem os pacotes das liberações, certificação (para uma taxa), avaliação de melhorias de código, o desenvolvimento do site web e a manipulação da distribuição de doações monetárias. Os lançamentos são codificados, documentados e empacotados pelos desenvolvedores mundiais.
O X.Org Server é muito popular em sistemas operacionais Unix-like, sendo adotado na maioria das distribuições Linux e variantes BSD. Apesar de estar incluído no Solaris da Sun Microsystems, é o de-facto um servidor para sistemas x86. Sistemas baseados em SPARC quase exclusivamente usam o servidor de propriedade da Sun Microsystems Xsun, pois o driver de suporte gráfico da Sun para o X.Org é muito limitado. Ele também é usado no Cygwin/X, Cygwin aplicação do servidor X para Microsoft Windows, no VcXsrv e Xming. Mac OS X anterior à 10.5 ("Leopard") eram fornecidos com um servidor baseado no XFree86, mas a partir da versão 10.5. o servidor X é baseado no código base do X.Org.2
então,não vejo a menor importnância do Xmir,pois caso ele substitua o Xorg,ele contanto deve apresentar compatibilidade com os programas que são usados hoje pelo xorg,um bom exemplo os gerenciadores de janelas Gnome e Kde,ambos precisam do Xorg,agora acho muita babaquisse a Cannonical criar um concorrente ao Xorg,primeiro ela cria o Unity,que praticamente acho uma porcaria ele trava demais preferia o Ubuntu com o gnome 2.0 ele era uma bala.
X.org é histórico não é um simples,substituto que irá lhe tirar a liderança,cara caso a Cannonical adote o Xmir,saia dessa!
*OBS: Espero que a Cannonical não se tornem que nem a empresa Mandriva,os melhores ficam para quem pagam,pelo que vi agora só falta além disso ela tirar o Linux e adicionar o seu próprio kernel