fabioled
(usa Ubuntu)
Enviado em 27/12/2011 - 19:52h
Todas as distros em sua maioria com interface grafica são simples de serem usadas e permitem a instalação dos aplicativos que são similares aos utilizados em sistema proprietário.
Eu recomendo como o amigo acima cita, o Linux Ubuntu, haja vista suas facilidade em reconhecimento de equipamentos como placas dos computadores e impressoras dentre outros.
Tenho uma certa experiência com troca de ambiente de produção e o principal fator que deve ser observado é fator humano. Isso eu digo pois se seus colaboradores não estiverem alinhados e motivados com a mudança no ambiente qualquer tipo de mudança impactará negativamente na opinião deles o que atrapalhará no rendimento no geral.
É fortemente recomendável utilizar um certo tipo de trabalho de cominucação para a nova plataforma, se necessário até treinamento. Esse processo de comunicação pode abrangir desde folhetos, e-mail e pequenos manuais mostrando quais e como chegar nos programas associados aos programas que utilizam antes.
ex: Editor de texto: No Windows = Word | No Linux = Wirter (Menu Aplicações Etc ...)
Gravador de CD No Windows = Nero | No Linux = Brasero (Menu tal etc ..)
Outro conselho é inicialmente manter uma máquina windows por partição com principalmente o Excel. Isso se deve a determinadas formulas que foram criadas inicialmente nele e lógicamente não vão funcionar bem no Calc. E com o passar do tempo os documentos passarão a serem gerados nos aplicativos do Linux e não mais ocorrerão problemas de interoperabilidade.