Pular para o conteúdo

Windows XP, UBUNTU 8.04 e Fênix [RESOLVIDO]

Responder tópico
  • Denunciar
  • Indicar

1. Windows XP, UBUNTU 8.04 e Fênix [RESOLVIDO]

Enviado em 31/03/2009 - 09:47h

Tentei instalar o Fenix em um PC com uma participação Windows (NTFS), 2 partições para arquivos, 1 partição com UBUNTU 8.04 para teste, e um espaço de 26 GB não particionado. Entrei pelo Live CD na opção instalador avançado e comecei criando uma partição de 10 GB para o Fênix e 1Gb para Swap, até aí sem problemas, logo em seguida uma mensagem de configuração do LILO BOOT apareceu mas ela não detectou nenhuma outra instalação prossegui em frente mas a instalação não concluiu Bem no final o BOOT estava com o LILO do FENIX mas ele começava a carregar e não ia em frente, e fiquei sem caminhos para entrar no WINDOWS nem no UBUNTU 8.04. Visto nem o Fenix entrar nem deixar nenhum outro apaguei a partição que havia feito para o FENIX e a respecitiva partição SWAP, sem efeito a tela do LILO ainda persiste, apaguei em seguida a partição do UBUNTU 8.04 e o SWAP correspondente. Mas nada feito a tela do LILO continua e eu não sei como configurar para o Windows da BOOT novamente. Agradeço a atenção desde já!

Responder tópico

2. Re: Windows XP, UBUNTU 8.04 e Fênix [RESOLVIDO]

Enviado em 31/03/2009 - 10:09h

Vc não tem mais nenhum Linux instalado, certo? Tem apenas o XP e não consegue que ele dê boot.

A solução é usar um CD de instalação do XP com boot, entrar no console de recuperação (a opção "recuperar uma instalação anterior..." ou algo parecido) e obter um prompt de comando, no qual vc deve usar o comando "fixmbr" (sem aspas), que vai remover o Lilo da MBR.

Se ainda não der boot, vai ser preciso mudar a "flag" da partição do XP com um Live CD que tenha o Gparted. No Gparted, selecione a partição onde o XP está, escolha "gerenciar flags" e marque a "flag" de nome "boot".

3. Re: Windows XP, UBUNTU 8.04 e Fênix [RESOLVIDO]

Enviado em 31/03/2009 - 10:59h

Para acessar "gerenciar flags" use o clique direito do mouse na (ou sobre) a partição alvo, e escolha pelo menu que vai se abrir.

4. outra solução...

Enviado em 31/03/2009 - 13:03h

vc pode tentar reinstalar o fenix e em seguida o ubuntu

Deixando o ubuntu por último, ele instalará o grub, um gerenciador semelhante ao LILO, porém, menos propenso a erros.

Detalhe: uma única partição swap é suficiente para os dois sistemas Linux.

5. Concordo

Enviado em 02/04/2009 - 00:37h

O Nukelinux esta certo instale o fenix e depois o ubuntu assim ele instalará o grub que vc estava acostumado a ver!

Responder tópico

Responder tópico

Entre na sua conta para responder.

Fazer login para responder