Tukiss
(usa Debian)
Enviado em 17/12/2016 - 19:02h
Neskhayr escreveu:
Então vou colocar o Debian, mesmo...
Coloquei pra rodar o pen drive.
Se der tudo certo, informo aqui.
Não vou precisar instalar nada, neh?
Parceiro, caso não queira ler absolutamente NADA, aconselho o Ubuntu. Caso você se dedique só um pouco a leitura, aconselho o Debian. O Debian é bem mais estável que o Ubuntu.
Única coisa que você vai precisar fazer, é adicionar os repositórios "contrib" e "non-free", da um update e executar uns dois comandos no console, pronto. Depois disso, qualquer coisa que você precisar, é só mandar o comando
# apt-get install "nome do programa".
Para adicionar os repositórios, execute o seguinte comando como root:
# nano /etc/apt/sources.list
onde estiver "jessie main" você acrescenta o "contrib non-free" e comenta ( acrescentar # ) a linhas que tem DVD. Depois de acrescentar as palavras "contrib non-free" e comentar as linhas do DVD, aperta Crtl + O para salvar e depois Crtl + X para sair.
Agora executa o seguinte comando:
# apt-get update
# apt-get install firmware-linux-nonfree libgl1-mesa-dri xserver-xorg-video-ati
O terceiro atualiza o sistema e o segundo instala o drive aberto! Reinicia o PC e pronto!
Caso precise instalar algum programa atualizado, é só adicionar os Backports:
https://www.youtube.com/watch?v=NVT0soGPbmY
E qualquer coisa que queira fazer no Debian, desde configurar o teu PC a um servidor, tem aqui
https://debian-handbook.info/browse/pt-BR/stable/
Agora se quer um sistema semelhante ao Windows, que nunca precise utilizar o terminal. Instala o Ubuntu, Fedora ou openSUSE. Sendo que Fedora e SUSE por utilizar pacotes RPM, não acessa bancos. Entre os três, vai de Ubuntu 16.04 LTS.
Debian > Ubuntu > Mint... Para você entender melhor, o Ubuntu é feito em cima do Debian e o Mint é feito em cima do Debian e Ubuntu 16.04 LTS. Qualquer escolha que tu fizer, estará trabalhando praticamente com o "mesmo" sistema, só mudará o ambiente gráfico! Com uma leve ressalva, o Mint não é bom para nossa APU, isso se deve alguma modificação que não sabemos onde. E quanto mais atualizado o sistema, menos estavél ele fica, mas mais "bonitinho". E quanto mais conservador (Debian e Slackware), mais estavél e menos "bonitinho".
"O Debian está na raíz deste grande ecossistema de distribuições de Software Livre existentes: mesmo se você não está usando o Debian diretamente, e mesmo se seu fornecedor não te disse, existe uma chance de você estar neste exato momento se beneficiando do trabalho da comunidade Debian."