Zoma
(usa Manjaro Linux)
Enviado em 17/10/2019 - 14:48h
Fuja do Ubuntu e fuja muito mais do GNOME, ainda mais com um Pentium. Procure uma interface gráfica mais leve. A distro neste caso é o menos importante. Distros baseadas no Debian/Ubuntu tem menos problemas com Warsaw.
Linux Mint MATE é mais leve que o Ubuntu, justamente porque essa versão do Linux Mint usa a interface MATE que é mais leve que o GNOME usado no Ubuntu, porém o Linux Mint Xfce é ainda mais leve que o MATE. A versão oficial do Linux Mint é com Cinnamon, este que é mais leve que o GNOME do Ubuntu.
Ordem do mais leve ao mais pesado (Linux Mint):
Xfce > MATE > Cinnamon
Por padrão, as distros trazem consigo já as configurações de impressoras, então, teoricamente a maioria delas não deve ser um problema. Ubuntu e Linux Mint são distribuições/distros recomendadas para iniciantes, por isso tem que ter tudo funcionando. De acordo com meus testes, as impressoras menos problemáticas foram HP e Epson no Linux, mas pode variar. Muita coisa no Linux é plug n' play, conecta e já funciona sem precisar ir em site de fabricante caçar por drivers.
Saiba que Ubuntu não é apenas GNOME, Ubuntu também possui versões com outras interfaces gráficas. [
https://ubuntu.com/download/flavours ]
Kubuntu = KDE Plasma
Lubuntu = LXDE ou LXQt (depende da versão)
Ubuntu MATE = MATE
Ubuntu Budgie = Budgie
Xubuntu = Xfce
Ubuntu = GNOME
Ordem do mais leve ao mais pesado (Ubuntu):
Lubuntu > Xubuntu > Ubuntu MATE > Kubuntu > Ubuntu Budgie > Ubuntu
Em relação ao Office, não existe versão oficial do Microsoft Office para Linux. Assim sendo, há três possíveis soluções pra contornar esse problema.
1. Usar uma suite alternativa com o mesmo foco. LibreOffice é a mais popular, porém há outros como FreeOffice, WPS Office, OpenOffice, Google Docs;
2. Usar apenas a versão online do Office;
3. Usar o Office através do Wine (não recomendo).