Arnoold
(usa Solus)
Enviado em 12/07/2019 - 08:18h
MMonks escreveu:
E aí, pessoal? Eu sou um usuário recente de Linux e estou usando o Mint Cinnamon 19.1 há uns 4 meses, mas tenho tido alguns problemas de reconhecimento de dispositivos USB (só são reconhecidos se estiverem conectados durante a inicialização do sistema) e consumo excessivo de CPU e RAM (perto dos 100%, principalmente se uso o Eclipse + navegador).
Claro, meu notebook é jurássico, é um i3 de 3ª geração, com 4GB e isso também influencia.
Tenho lido em alguns fóruns gringos que a distro Pop!_OS 19.04 seria mais leve, não teria muita incompatibilidade com hardware e seria até mais estável que o Mint.
Isso procede?
Valeria trocar o Mint por ela?
Valeu!
Complicado sua situação, eu sei como é querer usar uma interface e não poder por limitação do hardware.
Há boatos que no Ubuntu 19.04 o Gnome "emagreceu" e boota usando 500 MB de RAM. Em comparação com a última LTS que boota facilmente com 800 MB a 1 GB. De qualquer maneira, o Gnome ainda sofre de leaks de ram e costuma usar muito cache. Quando você olha pelo monitor do sistema, sempre aparecerá mais ram do que você realmente está usando, pois quando o monitor é aberto, ele conta uso de ram + cache/buffer + o peso do próprio programa = valor incorreto de ram sendo usada. Se você quiser saber o verdadeiro uso de ram, inicie seu computador e abra apenas o terminal, nele digite o comando
free -h, dependendo da distro pode ser
free -m.
Se você faz tanta questão de usar o Gnome, faça o teste e compare com o Cinnamon. Pelo meu conhecimento o Gnome vai ser mais pesado, mas na média similar com Cinnamon. Ambas são interfaces que exigem do hardware.
O novo KDE Plasma tem usado aprox. 400 MB de RAM, ainda pode soar pesado pra você. Saiba que o KDE Plasma pode ser transformado em qualquer interface com um pouco de paciência, ele é o rei das customizações, opções é que não faltam.
Esse vídeo gringo mostra um exemplo de como o Plasma pode ser moldável.
O Deepin é uma distro baseada no Debian e usa a interface DDE que também é bem similar ao KDE Plasma em consumo de recursos, no passado era tão pesada quanto Gnome, mas hoje é mais leve, principalmente com efeitos e animações desativadas. O Deepin traz consigo a possibilidade de se parecer com macOS ou Windows nativamente. Tem uma das interfaces mais bonitas, além da loja. É uma distro excelente e melhor que o Gnome se você visa algo bonito, completo e para uso doméstico.
Agora o que eu te recomendaria sem duvidas é Xfce, LXQt e LXDE para teu hardware. Eu sei que não é o que você queria, mas é o que dá pra rodar sem engasgos. O Xfce também pode ser transformado para ficar similar ao macOS. Esse vídeo denso, infelizmente em espanhol, ensina a deixar o Xfce com a cara do macOS... E com um bônus! Leveza!
Praticamente toda interface Linux pode ser customizada, algumas facilitam mais (KDE, Cinnamon, Xfce) e outras nem tanto (GNOME, Pantheon).
No pior dos casos, só o Lubuntu com LXDE (18.04 LTS) que vai rodar super rápido, consumir poucos recursos e ter um desempenho ótimo. Como mostrado no vídeo brasileiro abaixo:
A nível de curiosidade, eis aqui um vídeo com uma amostra do Pop!_OS
Boa sorte!