ricardogroetaers
(usa Linux Mint)
Enviado em 22/05/2016 - 08:52h
Pelo seu post n°4 e considerando o link ali mostrado e pelo post n°5 parece que o pendrive pegou um virus brabo. Há um virus de pendrive solto por ai que causa esses problemas. Considerando que não existe (pelo menos eu não conheço) pendrive que tenha um "botãozinho", como nos disquetes, que impede a gravação no dispositivo, a praga bloqueou o acesso a ele para que não possa ser deletada.
Não tenho conhecimentos em linux para ajudá-lo, sou iniciante. Pelos windows através da interface gráfica, mesmo numa janela do prompt de comandos, o acesso é impossível (eu nunca consegui). Os windows, do XP em diante, não podem ser iniciados em modo Dos (pelo menos que eu saiba). Voce teria que ter um "Dos" puro e nele um programa de edição de discos como o "Norton disk editor" ou o "clearddd" e efetivamente preencher com "zeros" os
setores físicos da tabela de partições e do 1° cilindro, ou seja, não ficar pedra sobre pedra. Considere que a maioria dos programas gerenciadores de partições (Gparted, Fdisk, etc) quando deletamos partições, eles não apagam nada, apenas criam uma nova tabela de partições e "liberam" os setores lógicos para serem sobrescritos.
No entanto o problema do acesso ao pendrive pode estar no ponto de montagem do mesmo, o linux (pelo que eu depreendi lendo, sou iniciante e leigo) não faz acesso direto ao meio de armazenamento (discos, pendrives, cartões de memória, etc) eles precisam ser "montados". O ponto de montagem padrão deve ser:
- /media/usuario/UUID ou
- /media/UUID
isso para montagens ao seu comando, onde usuario é o nome do usuario logado e UUID é o próprio UUID da unidade de disco/partição a ser montada.
ou
- /mnt/UUID quando a unidade de disco/partição ou a mídia inserida é montada automaticamente pelo sistema.
pontos de montagem fora do padrão recomendado podem levar a problemas de acesso a unidade/partição por alguns programas, não é comum isso, mas acontece.
para ver o UUID das unidades/partições, insira a midia (no caso o pendrive), abra uma janela do terminal e digite "blkid", se não acontecer nada digite "sudo blkid" e insira sua senha quando solicitado. Lembre de Bily the Kid , cowboy do velho oeste americano, e nunca mais esqueça esse comando.
Verifique no seu gerenciador de arquivos se o nome do ponto de montagem (nome da pasta na qual a unidade/partição é montada) bate com o UUID dela.
Voce tambem pode tentar formatar ou excluir as partições da unidade com ela desmontada, isso é o mais recomendável e geralmente dá certo.
Boa sorte, se não der certo, use o bom e velho Dos.