Diede
(usa Debian)
Enviado em 24/12/2009 - 00:21h
Uma das respostas possíveis para a sua pergunta é que a grande maioria dos jogos é feita em DirectX, que é o FrameWork da Microsoft, o que dificulta portar. Eles teriam que reescrever o jogo em OpenGL, para rodar aqui, ou ja escrever direto em OpenGL, que rodaria em tudo, mas isso cai no segundo ponto, que é o semi-quase-por-pouco-no-passado monopólio da MS nos desktops.
Na verdade tem aquela historinha de uma empresa (não lembro o nome) que fazia ports de jogos, mas "se foi" por falta de vendas.
Quanto ao direito de comprar um jogo para seu S.O. é meio controverso. Temos o direito de rodar um jogo legal no Linux, mas quem o fez também tem o direito de dizer "Isso só Roda no Windows XP e já era". É mais uma questão de boa vontade.
Mas, boa vontade não é só "bom coração". A EA teria que por exemplo contratar uma nova equipe só pra escrever os jogos para Linux, pois não creio que a equipe atual seja 100% programando para Windows e Linux da mesma forma. Mas, isso é teórico... e complexo...
O wine já supre muito o "déficit" de jogos que temos. O Cedega mais ainda. Rodei o GTA San Andreas pouca coisa mais lenta que no Windows, e isso por que tenho uma super-hiper-mega-placa-boa Geforce 6200 64-bits. Penso em comprar a lincença do Cedega, mais ficará pra depois que eu tiver uma placa "mais de verdade".
Mas, temos também ótimos jogos. Procure por Nexuiz, Tremulous e Sauerbraten (Ou, AssaltCube, se gosta de CounterStrike). São ótimos jogos, OpenSource e OpenGL.
Ou, tem PlanetPenguimRacer, que é legal também...
Agora, desenvolvedora que coopera com Linux? hum... acho que só a comunidade mesmo...