Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 04/10/2009 - 12:01h
A questão é se um sistema dito "mutiusuário" realmente atende a vários usuários de uma só vez, considerada a velocidade nominal dos humanos, e não do computador.
Na prática, vemos que PELO MENOS 1/10 de segundo do clock do computador é reservado para novas tokens. Portanto, pelo menos dez usuários - ou dez tarefas - são atendidos A CADA SEGUNDO.
E como se pode notar, são sempre MAIS de dez usuários ou dez tarefas sendo atendidos em um mesmo clock, por mais lenta que uma CPU possa ser.
Portanto, acho que os termos "multiusuário" e "multitarefa" tem cabimento, sim.
E como eu sou um pessimista nato, "resolvi" me esquecer momentaneamente que existem outras interrupções acima de 10.
Pessimista porque existem as tais das IRQs (interruption requests) que se referem ao acionamento de dispositivos específicos, e que igualmente entram na fila para poderem entrar em ação. Só que isso acontece a uma velocidade inimaginável para o ser humano.
E com um detalhe: "Servidores" são CPUs como qualquer outra, ou seja, têm os mesmos princípios de funcionamento, sendo a diferença mais notória a sua maior capacidade de armazenamento, a sua rapidez, e possivelmente a existência física de mais de um processador, embora em pequenos sistemas (grupos de trabalho) isso não faça tanta diferença assim.
Vamos citar como exemplo um sistema integrado de gestão comercial (ou qualquer outro termo que venha a significar a mesma coisa):
Geralmente é um programa modular e complexo, onde se emitem notas fiscais, controla-se o estoque, emitem-se duplicatas, controla-se a cobrança, fazem-se os lançamentos contábeis, a conciliação bancária, a folha de pagamentos, etc. etc. etc. (todos esses "etc." dependem de como o programa foi escrito. Em uma indústria, por exemplo, há vários "etc." desses)...
Então, um grupo de funcionários trabalha simultaneamente sobre o mesmo programa, sendo que um emite notas, outro calcula a folha de pagamentos, outro acessa o Contas a Pagar. Isto é multitarefa em regime multiusuário e sobre um só programa. Mas enquanto isso, alguém mais estará editando ou imprimindo um texto no Word, outro fazendo uma planilha, outro jogando paciência e como sempre, haverá um ou mais "parasitas" baixando vídeos (rsrsrs).
Já pensou se um tivesse de esperar pelo outro?