Rei Tenguh
usa Arch Linux
Post recolhido
Enviado em 19/02/2013 - 17:45h
Opiniões pessoais:
Prós:
- Tudo o que é lançado no Universo Linux tem o estranho hábito de chegar primeiramente (funcionando 100%) no Fedora.
- Por conta disso, é uma distro rápida em relação a quantidade de recursos que oferece.
- Também por conta disso, não leva mais de um ano pra se adaptar [bem] a novos hardwares.
- É daquelas distros que costuma te dar as duas opões pra fazer as coisas, tanto "na unha" quanto por configuradores gráficos (sem uma forma impedir ou alterar que é feito na outra).
- Penso que é uma das distros cuja segurança é o principal foco em toda a política de desenvolvimento (ou seja: não substitui segurança por facilidade).
- Os programas que não estão nos repositórios costumam funcionar quando instalados (diferentemente do Suse)
_______________________
Contras:
- Embora - como eu sugeri acima - seja uma política com foco principal na segurança, certas opões são destinadas a quem tem um conhecimento ao menos médio, tornando-a um cadim mais "insegura" na instalação padrão de um usuário sem conhecimento algum. Dois exemplos, entre outros: vem com o servidor SSH habilitado e liberado pelo Firewwall ; a configuração do Selinux NÃO é fácil, e pode deixar falhas de segurança desapercebidas ou mesmo mau funcionamento de certos programas.
- Como é muito fiel ao S.O.Livre, tudo o que é proprietário é mais complicadinho de instalar no Fedora que em outras distros. Exemplos: pra instalar uma placa de vídeo precisa de uma guerra pra derrubar o driver padrão, pra instalar o Java [de forma a que fique mais seguro] precisa ser TUDO na unha, pra trocar o driver da placa wireless Deusmelivre, etc.