Mastruz
(usa Manjaro Linux)
Enviado em 24/09/2018 - 17:42h
O processador C-50 é voltado para os notebooks de baixo desempenho e netbooks. Já o T2250 parece ser melhorzinho, pelo menos tem 2 núcleos mas não aparenta suportar arquitetura de 64-Bit.
Não posso dar muito pitaco, pois processadores não são meu forte. Meu entendimento é bem superficial.
A máquina 1 pelo menos tem mais ROM e RAM disponíveis. A máquina 2 aparenta ter um processador melhor que a 1 mas deixa a desejar na quantidade de RAM e ROM.
Dadas as condições, as distros que foram recomendadas eu concordo.
Lubuntu = Apenas leve, sem muitos atributos de customização. É uma distro crua, serve para computadores realmente ruins e antigos. É possível até instalar a versão Minimal do Lubuntu pra deixá-la mais leve, desativar os efeitos (que são poucos). No pior dos casos, deixar apenas o openbox.
Site oficial:
https://lubuntu.me/downloads/
Xubuntu = Leve (não tanto quando o LXDE/LXQt) mas ainda assim leve para os padrões atuais. É uma distro modular e tem um poder interessante de customização.
Site oficial:
https://xubuntu.org/download
Kubuntu = Mais pesada que as anteriores, mas no passado já foi pior ao ponto de ser comparada ao Gnome. Hoje em dia o KDE tem ficado mais fitness e por isso, dependendo da máquina, pode ser usado de forma satisfatória. Se quiser um KDE leve, sem muitas firulas, vá de
KDE Neon. O resto você customiza do seu jeito.
PS: Mas mesmo assim ACHO que existem alternativas melhores ao KDE em leveza.
Site oficial (Kubuntu):
https://kubuntu.org/getkubuntu/
Site oficial (KDE Neon):
https://neon.kde.org/download
Damn Small Linux = Está desatualizada faz anos, tem pacotes muito antigos, sem suporte. Realmente só pra computadores bem ruins, o seu não chega a esse ponto. Mas o deste usuário
https://www.vivaolinux.com.br/topico/Distros-a-escolha-certa/Meu-PC-e-tao-antigo-que-nem-lubuntu-fun... o Damn Small Linux poderia ser uma saída.
Site oficial:
http://www.damnsmalllinux.org/
Puppy Linux é uma boa distro, mas cai nos problemas do Damn Small Linux, porém ela tem pacotes mais atualizados e ainda é mantida pela comunidade. Mas não espere facilidades nela! É mais crua que o Lubuntu.
Site oficial:
http://puppylinux.com/index.html#download
Outras alternativas:
Peppermint (não confundir com Linux Mint) = É uma distro baseada no Ubuntu que mistura o LXDE com Xfce. É leve e minimalista, pode te agradar, também traz a função ICE e Cloud - Ótima pra quem não tem ROM suficiente.
Site oficial:
https://peppermintos.com/
Sobre a função ICE:
https://peppermintos.com/guide/ice/
Linux Lite = Usa Xfce e é bem "clean", alguns dizem ser mais clean que Xubuntu, há também algumas ferramentes só dela, tem 'lojinha' própria e é leve. Segue como alternativa ao Xubuntu.
Site oficial:
https://www.linuxliteos.com/download.php
MX Linux = Debian com Xfce e varias modificações pra deixar o Xfce ainda mais liso e funcional. Como o Linux Lite, o MX traz diversas ferramentas úteis do novato ao expert. É uma distro leve, rápida, baseada na distro-mãe "Debian", e bastante estável!
Site oficial:
https://mxlinux.org/download-links
Bunsenlabs = Leve, também baseada no Debian e usa openbox puro. Pra customizar precisa de um pouco de conhecimento, mas é bem clean. Uso de RAM é abaixo dos 200 MB. É comum algo como 100 ~ 150 MB.
Site oficial:
https://www.bunsenlabs.org/installation.html
Existem distros mais leves que o Lubuntu com certeza, PORÉM essas distros exigem ESTUDO para usar e DEDICAÇÃO do utilizador em APRENDER. Não são distros mamão-com-açúcar, pra quem tem conhecimento algumas podem ser consideradas mais fáceis que as outras. Geralmente essas distros não tem uma DE e sim um WM. Dei o exemplo do Bunsenlabs, mas há muito mais.
O Manjaro tem algumas distros criadas pela comunidade que são bem leves, distros com WMs, como:
i3wm, awesome, openbox e bspwm;
https://manjaro.org/community-editions/
Dicas:
1)
Fuja do Gnome, Deepin (ou DDE), Unity, Budgie e Cinnamon. Vale a pena também ser considerado o LXQt como alternativa ao LXDE do Lubuntu.
2) Em breve o Lubuntu irá mudar do LXDE para o LXQt.
3) Vale a pena dar uma olhada em WMs. Sugiro o Openbox para começar!
4) Há distros que trazem varias DEs e WMs a escolha do usuário, como
Debian, Ubuntu, Arch e Manjaro. Há distros especializadas nisso, como Busenlabs, ArcoLinux e Archlabs.
Boa sorte.
---
Às vezes os loucos tem a razão, mas os sãos não conseguem perceber.