removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 19/01/2021 - 21:54h
Linux é um kernel, também chamado de núcleo, que é usado para construir diversos sistemas operacionais. O kernel serve de ponte entre os aplicativos e o hardware real.
Com o kernel Linux são construídos diversos sistemas operacionais, entre eles: Android, Cyanogen, Tizen, WebOS, Mobian, Armbian, Debian, Ubuntu, Fedora, Red Hat, CentOS, Clear Linux, Slackware, Mandriva, Mageia, Arch Linux e muitos outros.
Popularmente chamamos os sistemas operacionais com kernel Linux para desktops / servidores de distribuições.
O Ubuntu é a distribuição mais usada no mundo. Ele é baseado no Debian.
O Ubuntu é mantido pela empresa inglesa Canonical, do milionário sul-africano Mark Shuttleworth.
A comunidade do Ubuntu criaram os sabores do Ubuntu, que são versões com interfaces diferentes do Ubuntu. Há também grupos de desenvolvedores e usuários independentes que remasterizam o Ubuntu, é o caso do Linux Mint, Biglinux, KDE Neon, Pop OS e outros. Cada sabor ou remasterização adicionam ou removem coisas, tornando o sistema diferente, geralmente o objetivo é atender usuários que gostam que as coisas sejam diferentes.
Os sabores oficiais do Ubuntu são:
- Kubuntu: usa a interface KDE, que é muito parecida com a do Windows, mas é bastante configurável. Você pode personalizar ao seu gosto e a interface pode ficar até mesmo idêntica a do OS X.
- Ubuntu Mate: no passado, a interface padrão do Ubuntu (Gnome) era muito amada por diversos usuários. Considerando que os desenvolvedores do Gnome reconstruíram todo o ambiente gráfico, outros desenvolvedores que não ficaram satisfeitos com os resultados fizeram um fork do Gnome antigo (versão 2.x) e nasceu o Mate.
- Xubuntu: usa a interface XFCE, que é considerada uma interface leve e bastante configurável. Ela se parece muito com a versão 2 do Gnome, embora tenha diferenças consideráveis.
- Lubuntu: usa a interface LXQT, que consome poucos recursos do computador e mesmo assim oferece uma área de trabalho completa.
As principais remasterizações baseadas no Ubuntu são:
- Linux Mint: é oferecida com diversos ambientes gráficos (Cinnamon por padrão, XFCE ou Mate). Sua principal característica é oferecer um conjunto de aplicativos próprios para instalar programas, gerenciar atualizações e aplicativos básicos como calculadora, visualizador de imagens e editor de textos. Dificilmente há grandes mudanças na interface e no sistema em geral, anos após anos o sistema parece sempre o mesmo (o que é bom para quem não gosta de reaprender as coisas). Também oferece uma versão baseada no Debian.
- ElementaryOS: é uma distribuição que tem uma interface própria, o Pantheon Shell, muito parecida com o OSX. Tem aspectos de design próprio. Sua principal característica é a loja de aplicativos que permite comprar aplicativos pelo valor que quiser, inclusive R$0,00.
- PopOS: é uma distribuição desenvolvida por uma empresa americana, o objetivo é ser integrada nos computadores da marca. Diferenciais: tem drivers de vídeo mais recentes (melhor para jogos), tem uma loja de aplicativos própria (embora os mesmos aplicativos que estão no Linux Mint), e o Pop Shell que deixa o gerenciamento de janelas similar ao que o i3 faz.